Segunda-feira, 1 de julho de 2019 - 17h22

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou na última sexta-feira (28), no auditório da Unopar, mais um aulão para alunos dos terceiros anos da rede pública de ensino de Porto Velho. O evento contou com a parceria da Faculdade de Rondônia (Faro).
Quase mil alunos lotaram o auditório para ouvir dicas e macetes que irão preparar melhor os alunos da rede pública para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), e vestibulares que ainda ocorrem em várias universidades do país.
O Aulão é coordenado pela subgerência do Ensino Médio e é previsto no projeto “Mandando Bem no Enem” voltado aos alunos do 3º ano das escolas estaduais, com vistas a preparação ao exame, por meio de aulas dinâmicas, motivadoras e inovadoras.
Com isso, os alunos passam pela experiência de uma aula show dos componentes curriculares da Língua Portuguesa e Literatura, com o professor Marcos Neves Fonseca e Redação com a professora Heloisa Helena Ramos Santos, Física Renan de Souza Garcia e Biologia, Maria Geane Torres Vieira da Silva e Russimeire Paula Marques, sempre em consonância com a matriz de referência.
Neste aulão participaram alunos das Escolas Carmela Dutra, João Bento da Costa, Major Guapindaia, Estudo e Trabalho, Castelo Branco e Tiradentes I.
O AULÃO
A tarde iniciou com o cantor e professor Silvinho Santos animando a garotada cantando sucessos da MPB, e ficou mais movimentada com a aula de alongamento da professora Sirlei Faial Dantas que fez todos saírem da cadeira e se movimentarem.
A expectativa era grande para o Aulão, como a aluno da Escola Tiradentes I, Amanda Melo, de 17 anos e aluna do 3º ano, que pela primeira vez participava de um evento desta natureza. “É diferente, né? Tem música, é uma aula mais animada e junto com outras escolas o que nos traz motivação para estudar ainda mais” afirmou Amanda.
A aluna do João Bento da Costa, Maria Irliane de Souza Oliveira, já participou de outros dois Aulões e afirmou que dá para entender coisas que não se aprende em sala de aula, pois “aprendemos nos divertindo, cantando e descontraindo”, refletiu.
Segundo ela, os conceitos da teoria de Karl Marx e Durkheim conseguiu entender melhor após um aulão na Escola Major Guapindaia, pois sentiu mais vontade de pesquisar pela forma como o conteúdo foi apresentado.
SEDUC
O secretário da Educação, Suamy Vivecananda participou do Aulão e frisou aos alunos que a partir do início de agosto a Secretaria iniciará a realização de testes simulados. “É preciso apertar a passada” afirmou.
Suamy lembrou que o governador Marcos Rocha é professor, tendo sido diretor da Escola Tiradentes I, secretário municipal de Educação em Porto Velho e gestor da Educação Integral da Seduc, é um conhecedor da educação e por isso mesmo pediu para “apertar e dar oportunidade aos jovens em todo Estado. Ofertando aos estudantes uma oportunidade diferenciada”, frisou o secretário.
“Não permitam que ninguém tire a força e energia positiva de vocês. A Seduc possui metas e vocês os objetivos. Vocês precisam querer e concentrar energia para vencer esta batalha. Vocês estão aqui, pois são fortes. Os outros ficaram para trás. Você tem condições como qualquer outro aluno, quando querem são o ‘bicho da goiaba’”, brincou Suamy com os alunos.
Pediu aos alunos para que não desviem de seus objetivos e o foco, pois somente quem se lança a um desfio pode conseguir uma vitória. “Sempre digo que não desejo apenas sorte. Quando se preparam eu desejo sucesso. E sei que irá acontecer com vocês”.
Mas Suamy também pediu aos alunos para que participem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que acontece pouco antes do Enem, mas é extremamente importante e preparatório. O Saeb é composto por um conjunto de avaliações que permitem realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.
Suamy concluiu frisando que o governo tem envidado esforços para trazer os melhores professores e agradeceu a parceria com a Faro. “Queremos desejar a vocês sucesso, pois nascemos para vencer e sermos felizes. O sol nasce para todos” concluiu Suamy.

Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)