Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 - 17h19
Os novos alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental dos Campi de Vilhena e Porto Velho iniciaram suas atividades com aulas inaugurais, que aconteceram nos dias 09 e 10 de dezembro, respectivamente. Em Vilhena, os estudantes foram recepcionados com uma palestra do Engenheiro Florestal da Emater de Colorado do Oeste, Robson Luiz, e na Capital, pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Artur Moret , que destacou a importância do curso e as oportunidade para o desenvolvimento da região.
“Para o Campus Vilhena, com apenas um ano em atividade, esse curso de pós representa um grande passo. Há um ano isso aqui era apenas um matagal , e hoje já estamos oferecendo até pós graduação. Isso é um grande avanço”, ressaltou a Diretora do Campus, Maria Fabíola dos Santos.
Os 80 profissionais matriculados no curso terão aulas ministradas por professores do IFRO e do Instituto Federal Fluminense. O curso visa habilitar os estudantes a desenvolver pesquisas e práticas na área de Gestão Ambiental. “Esse curso é focado no Estado de Rondônia na perspectiva urbana, rural e pública. Ele foi pensado no sentido da contribuição”, destaca Moret.
A oferta dessa especialização também estimula a reflexão acerca das transformações e desafios socioambientais do Estado, além de fomentar a construção de políticas públicas favoráveis ao meio ambiente e o aperfeiçoamento e construção de saberes na área. “O curso representa para Rondônia, a oportunidade de formação de profissionais qualificados através do ensino gratuito e de qualidade abrangendo vários biomas e suprindo a necessidade do mercado de trabalho, que está em pleno crescimento industrial”, analisa a coordenadora do curso, Auzeni Nunes.
Para o Reitor Substituto do IFRO, Jackson Bezerra Nunes, ao oferecer a pós, o Instituto a cada dia vem ampliando sua oferta e crescendo no Estado. "Acompanho o interesse e envolvimento desse Instituto nas questões ambientais desde a época da Escola Agrotécnica no Curso Técnico em Agropécuaria e, em seguida, a Implantação do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental, ambos em Colorado do Oeste, e hoje avançamos para uma Pós-Graduação em Gestão Ambiental que com certeza contribuirá para o desenvolvimento de Rondônia".
Cada disciplina terá 33% da carga horária de forma presencial e o restante via EAD (Educação a Distância), que utilizará a plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Fonte: Ernani Baracho
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura de Porto Velho inicia entrega de uniformes e kits escolares para a rede municipal
A Prefeitura de Porto Velho inicia, a partir de fevereiro (data de início a confirmar), a entrega de uniformes e kits escolares para alunos e professo

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar do Processo Seletivo da educação
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semad), divulgou na noit

O ensino online continua sendo uma ferramenta estratégica na expansão da qualificação de mão de obra em Rondônia, no ano de 2026. Acaba de ser lança

Governo de RO divulga escolas da Rede Estadual que ofertam Educação de Jovens e Adultos
Já está disponível em diversas escolas da Rede Estadual de Ensino em todo o estado, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), garantindo a jovens, adult
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)