Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Educação

Aula inaugural em Gestão Ambiental da IFRO


Os novos alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental dos Campi de Vilhena e Porto Velho iniciaram suas atividades com aulas inaugurais, que aconteceram nos dias 09 e 10 de dezembro, respectivamente. Em Vilhena, os estudantes foram recepcionados com uma palestra do Engenheiro Florestal da Emater de Colorado do Oeste, Robson Luiz, e na Capital, pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Artur Moret , que destacou a importância do curso e as oportunidade para o desenvolvimento da região.

“Para o Campus Vilhena, com apenas um ano em atividade, esse curso de pós representa um grande passo. Há um ano isso aqui era apenas um matagal , e hoje já estamos oferecendo até pós graduação. Isso é um grande avanço”, ressaltou a Diretora do Campus, Maria Fabíola dos Santos.

Os 80 profissionais matriculados no curso terão aulas ministradas por professores do IFRO e do Instituto Federal Fluminense. O curso visa habilitar os estudantes a desenvolver pesquisas e práticas na área de Gestão Ambiental. “Esse curso é focado no Estado de Rondônia na perspectiva urbana, rural e pública. Ele foi pensado no sentido da contribuição”, destaca Moret.

A oferta dessa especialização também estimula a reflexão acerca das transformações e desafios socioambientais do Estado, além de fomentar a construção de políticas públicas favoráveis ao meio ambiente e o aperfeiçoamento e construção de saberes na área. “O curso representa para Rondônia, a oportunidade de formação de profissionais qualificados através do ensino gratuito e de qualidade abrangendo vários biomas e suprindo a necessidade do mercado de trabalho, que está em pleno crescimento industrial”, analisa a coordenadora do curso, Auzeni Nunes.

Para o Reitor Substituto do IFRO, Jackson Bezerra Nunes, ao oferecer a pós, o Instituto a cada dia vem ampliando sua oferta e crescendo no Estado. "Acompanho o interesse e envolvimento desse Instituto nas questões ambientais desde a época da Escola Agrotécnica no Curso Técnico em Agropécuaria e, em seguida, a Implantação do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental, ambos em Colorado do Oeste, e hoje avançamos para uma Pós-Graduação em Gestão Ambiental que com certeza contribuirá para o desenvolvimento de Rondônia".

Cada disciplina terá 33% da carga horária de forma presencial e o restante via EAD (Educação a Distância), que utilizará a plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

Fonte: Ernani Baracho
 

Mais Sobre Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

Movimento Rondônia pela Educação vai apresentar planejamento estratégico a candidatos ao governo de Rondônia

O movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondoniense

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

ENEM: Aulão na rede acontecerá em outubro

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO) começou os preparativos para realização do projeto “Aulão na Rede” que acontecerá os dias 30 e 31