Porto Velho (RO) domingo, 28 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Aula inaugural da Escola de Música da Polícia Militar lota Teatro Banzeiros em Porto Velho


Gente de Opinião

Aula inaugural da Escola Dó Ré Militar foi realizada na noite de quarta-feira

A descontração marcou a aula inaugural da Escola de Música Dó, Ré Militar, no Teatro Banzeiros, na noite da quarta-feira (29), em Porto Velho.  Além da Banda de Música da Polícia Militar que executou vários temas, o evento contou com a apresentação dos mais de 40 alunos que integram a escola.

Cerca de 250 pessoas, entre pais, parentes, amigos, o vice-governador, Daniel Pereira,  o comandante geral da PM, coronel Nilton Kisner e o controlador geral do Estado, Leonor Schramel, participaram da apresentação, que teve início às 19h30.

Daniel Pereira falou da importância que a música tem na vida das pessoas, destacando que as “medidas socioeducativas de responsabilidade da Polícia Militar abrem portas para o cidadão, hoje, para que não seja confrontado com o crime amanhã”. Antes, no Comando da PM, o vice-governador havia tratado dos programas sociais com coronel Nilton Kisner em todos os segmentos do governo e também da corporação militar.

“Temos nesse evento a materialização de uma ideia”, disse o coronel Kisner, completando que se trata de um projeto inovador, idealizado pelo major Braga, que pensou algo, que no seu entendimento, a corporação poderia desenvolver. “A PM de Rondônia tem muitos projetos sociais em andamento”, informou o coronel Kisner.

Na ocasião, o coronel Kisner,  que assumiu o Comando Geral da PM no início do mês de julho, falou sobre as ações a ser desenvolvidas e as novas metodologias a ser aplicadas na segurança do Estado, tendo como foco a integração, não só com os demais organismos de Segurança, mas, principalmente, com a comunidade.  “Pretendemos trabalhar com integração e harmonia”, disse o coronel.

REALIDADE 

A materialização da ideia do major Braga se deu quando o projeto de montar uma escola de música da Polícia Militar foi apresentado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado de Rondônia. Sensibilizados com a ação, representantes do TJRO providenciaram a doação de mais de 80 instrumentos musicais para a escola, entregues no último dia 13, em solenidade no Comando da Polícia Militar.

Foram doados 10 violões, 10 teclados, 10 guitarras, uma bateria, cinco contrabaixos, três flautas transversais e 50 flautas doces. Crianças de faixa etária entre 7 e 12 são as beneficiárias do projeto. O juiz Sergio William, da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema), entregou pessoalmente os instrumentos juntamente com outras autoridades governamentais.

“Não conseguiríamos êxito se não fosse a parceria com o Poder Judiciário, por intermédio do juiz Sérgio William, da Vepema, que abraçou a causa e comprou a ideia”, disse o major Braga.

“Na evolução de um processo de educação e de disciplina, a música serve para nos alegrar. Tornar a vida mais bela”, afirmou o juiz Sérgio William, lembrando que a dedicação e disciplina são a contrapartida do estudante de música que quiser ter sucesso na vida.

A Escola de Música Dó Ré Militar foi criada quando o major Braga ainda era capitão, adjunto da Ajudância Geral da PM. A Ajudância é um departamento dentro da Corporação responsável pela manutenção do Comando Geral. “O projeto teve início em agosto de 2014, sem recursos e quase sem simpatizante, o que foi revertido aos poucos”, relatou o major.

A missão da Escola de Música Dó Ré Militar é congregar alunos da rede pública de ensino para a formação do caráter das crianças, a fim de que sejam mais felizes e possam se manter afastadas de riscos, como as drogas. “Em abril deste ano, no início das aulas, materiais recicláveis, como isopor, garrafas plásticas e papelão foram utilizados, já que não dispúnhamos de outras opções na ocasião”, conta Braga.
 


Fonte
Texto: Valdir Alves e Lenilson Guedes
Fotos: Soldado Gleison Simplício 
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe