Terça-feira, 28 de abril de 2020 - 16h12
Para isso, organizamos conteúdos, cursos, ferramentas e muitas outras possibilidades para que possa aproveitar esse momento para se envolver no mundo da educação empreendedora e do empreendedorismo. Porque entendemos que empreender é um duplo despertar - individual e coletivo - para o empoderamento, a adoção de comportamentos e atitudes que possibilitam que as pessoas sejam protagonistas de suas próprias vidas e resolvam problemas de forma criativa e inovadora, que impactando positivamente na realidade à sua volta.
E é que é o que precisamos neste momento da pandemia do Coronavírus, não é mesmo?!
A Educação Básica passou por uma grande reformulação da sua Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aumentando a carga-horária e tendo como foco unir teoria e prática.
Além de considerar os conteúdos do currículo (como português e matemática), desenvolve as competências socioemocionais dos estudantes. Para isso, conecta conteúdos de diferentes áreas do conhecimento por meio de eixos estruturantes, que é o caso do eixo Empreendedorismo.
As competências dialogam diretamente com o que atuamos no conceito de Empreendedorismo na perspectiva da Educação Empreendedora. Isso porque, para o Sebrae, a Educação Empreendedora vai para além da abertura de um negócio: trata-se de uma cultura em que a pessoa desenvolve competências, habilidades e atitudes para sentir-se sensibilizada, preparada e empoderada para o alcance de seus objetivos de vida.
O Sebrae em Rondônia desenvolveu um trabalho que teve à frente o seu diretor superintendente, Daniel Pereira, o seu diretor técnico, Samuel Almeida, junto com a equipe de educação empreendedora que percorreram escolas do Ensino Fundamental em municípios do estado para distribuir 25 mil apostilas, gratuitas, com os conteúdos de Português, Matemática, Educação Financeira, Empreendedorismo e Cooperativismo para preparar alunos, não só para aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Rondônia, mas para despertar as características do comportamento empreendedor nos alunos.
No Ensino Médio o Sebrae capacitou 1 mil e 48 professores que foram multiplicadores do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que capacitou 27 mil e 663 alunos em 135 escolas. Com o programa Despertar e Crescendo o Empreendimento 763 alunos atendidos e 25 professores capacitados. No caso do Empretec, 60 gestores escolares foram capacitados com o seminário de cultura empreendedora desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os resultados foram surpreendentes, porque alunos cujos pais são donos de pequenos negócios puderam ensiná-los sobre gestão e mercado, bem como maneiras para melhorar a margem de contribuição em suas atividades comerciais e produtivas.
A cultura da educação empreendedora vem ganhando destaque no cenário educacional brasileiro e o Sebrae é protagonista no assunto. Nesse contexto, estamos juntos nos diferentes níveis de ensino: Fundamental, Médio, Profissional e Superior.
Então, para você que quer aprender sobre Educação Empreendedora e para você que quer ensinar sobre o tema, nada melhor do que realizar capacitações gratuitas e com certificação. Então, navegue pelas páginas, use o acesso ao Portal do Sebrae e aproveite o que temos a oferecer gratuitamente para você!
FIMCA Porto Velho abre inscrições para o Vestibular de Medicina 2026
O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA está com inscrições abertas para o Vestibular de Medicina 2026, um dos processos seletivos mais agu
Governo de Rondônia destina mais de R$ 33 milhões em benefícios para servidores da educação
O governo de Rondônia pagou em outubro de 2025, em todo o estado, R$ 33.251.823,90 milhões a professores e técnicos educacionais, ativos e inativos,
Escola do Legislativo leva cursos de capacitação a seis municípios
Sob recomendação do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), a Escola do Legislativo de Rondôn
Assembleia leva aulão gratuito do Acelero Enem para mais de 650 jovens em Porto Velho
Em comemoração aos 42 anos da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), a Casa de Leis realizou neste sábado (19) o aulão do "Projeto Acelero En