Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Assembleia aprova auxílio por atividade educacional



Para atender pleito de servidores públicos, a Assembleia Legislativa, durante sessão extraordinária na tarde de ontem, quinta-feira (30), aprovou projeto de lei, de iniciativa do Executivo, que institui o auxílio por atividade educacional aos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abrangidos pelo Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos profissionais da educação básica do Estado.

O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), devido à urgência da matéria, concedeu parecer em plenário e foi favorável à proposição ao acatar emenda proposta pelo presidente da Casa, Maurão de Carvalho (PP).

Ao justificar a convocação extraordinária da sessão plenária, Maurão de Carvalho disse que “aqui sempre estamos à disposição para atender às reivindicações dos servidores”. A maioria dos parlamentares já estava se dirigindo às suas bases, mas retornou para apreciar e votar a concessão desse benefício.

“Agradeço a todos. Da mesma forma agradeço a atuação dos diretores do Sintero e do vice-governador Daniel Pereira (PSB), que souberam conduzir as negociações para a elaboração e apreciação deste projeto de lei”.

A matéria foi aprovada duas horas após a convocação dos deputados, mesmo numa quinta-feira, véspera de feriado, com muitos parlamentares já retornando às suas bases.

Enaltecendo os servidores da educação, os deputados Jean Oliveira (PSDB), Lazinho da Fetagro (PT), Luizinho Goebel (PV), Jesuíno Boabaid e Laerte Gomes (PEN) discursaram favoráveis ao projeto. Os parlamentares fizeram questão de destacar a luta dos servidores por melhorias.

O presidente afirmou, ainda, que a aprovação do auxílio não afetará o índice da Lei de Responsabilidade Fiscal, porque a verba é indenizatória. “Esta Assembleia tem essa preocupação e foi demonstrado pelo governo que não afetará a LRF. Então, o projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes, com a inserção de emenda que melhora o texto apresentado”, completou.

Fonte: Carlos Neves             

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

Faculdade da Prefeitura divulga lista de candidatos pré-selecionados do Processo Seletivo 2026.1

A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta sexta-feira (6), no portal do Conselho Gestor da Faculdade da Prefeitura, a lista dos candidatos pré-seleci

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

IFRO divulga terceira chamada do PSU 2026/1 e abre prazo para matrícula on-line

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou, nesta quarta-feira (5), a lista de convocação para matrícula dos

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta quarta-feira (4) novo edital de concurso público para seleção de 47 professores efetivos do

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)