Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Ariquemes: Pacto pela Aprendizagem projeta avanço do IDEB


Ariquemes: Pacto pela Aprendizagem projeta avanço do IDEB - Gente de Opinião

Entre as ações estratégicas para melhorar a qualidade do aprendizado previsto no Pacto pela Aprendizagem – realizado entre o senador Confúcio Moura e o prefeito Thiago Flores –, uma das metas é conquistar um resultado positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A pauta foi tratada por eles e com suas equipes técnicasna quinta-feira (2), no Centro Administrativo Dr. Carpintero, em Ariquemes.

 

A proposta do projeto de pactuação é que no primeiro momento, com soluções práticas em relação à gestão de fluxo, o processo de ensino eaprendizagem aplicado de modo corretofaça com que o município alcance a meta do IDEB, e assim, avança gradativamente com ações de incentivo aos alunos e professores, e também investimentos na infraestrutura que visa proporcionar um ambiente agradável para todos. São metas de curto, médio e longo prazo.

 

Além de Ariquemes, o projeto é desenvolvido em Itapuã do Oeste e Porto Velho. “Fizemos um pacto pela aprendizagem e trabalhamos para mudar o perfil da educação a partir dos municípios”, disse Confúcio, ao explicar que o seu mandato como senador tem como prioridade a educação, a ciência e a tecnologia, mas não apenas em discurso. “Atuamos na prática. Resolvi deixar os pronunciamentos de lado, e encarar os municípios, conversar com os prefeitos.

 

O coordenador Waldo Alves explica que o objetivo do pacto é criar um projeto educacional em conjunto com os municípios. “O trabalho tem pilares bem básicos: diagnóstico, formatação de leis municipais e fomento a capacitação dos técnicos e gestores da educação, além de aplicar emendas parlamentares nos problemas verificados no seu decorrer”.

 

O assessorBernard Nagel, por sua vez, explica que o acordo é desenvolvido em etapas pela prefeitura de Ariquemes, com a parceria do senador. No município já ocorreu várias reuniões e foi ministrado aos professores e gestores escolares, palestra sobre análise estatística do IDEB, ocasião em que foi apresentado por eles idéias e soluções para o fortalecimento da educação.

 

“IDEB é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação.O pacto é construído com a sociedade. Todos entes têm que contribuir: professores, diretores, corpo técnico da escola, alunos, pais eprefeito”, declara Nagel.

 

Para a secretária municipal de Educação, Cleusenir Maria de Jesus, com o trabalho em conjunto –  gestão municipal, participação da sociedade e o apoio do senador Confúcio Moura –, as ações serão fortalecidas. “Com esse alinhamento, teremos maior facilidade de alcançar o nosso objetivo, no caso a melhoria nos índices educacionais, estrutura e valorização do servidor”.

 

Por fim, o prefeito Thiago Flores ressaltou a importância do pacto pela aprendizagem não só para melhorar o IDEB, mas o conjunto como um todo, e que o apoio do senador Confúcio é fundamental nesse processo. “A educação é a ferramenta de transformação da realidade da criança e do adolescente, fazendo dele um cidadão melhor, sabedor dos seus direitos edeveres. Aqui nós temos uma responsabilidade grande com nossas crianças e estamos juntos com Confúcio nessa caminhada”, finalizou.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

“Quero ser delegada”: estudante destaca importância do aulão para o Enem

O sonho de cursar Direito, ser aprovada em um concurso e tornar-se delegada impulsiona Fabíola Guedes, de 17 anos. Filha de um produtor de café e

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

PS UNIR 2026 - publicados editais de Medicina com 40 vagas para o primeiro semestre

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, os editais do Processo Seletivo 2026 para o curso de Medic

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

Presidente da Assembleia comemora sucesso do Acelero Enem 2025 em vários municípios de Rondônia

O projeto Acelero Enem 2025, iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado Alex Redano (Republicanos), com organ

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas até domingo, 14, em Porto Velho

A variedade de cursos ofertados pelo ensino profissionalizante amplia as chances do estudante se capacitar em diferentes áreas. O Instituto Estadual

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)