Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Ari Ott é docente do departamento de Ciências Sociais e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa


 
O Conselho Universitário (CONSUN), na forma do Colégio Eleitoral da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), referendou o resultado do processo de consulta à Comunidade Universitária para a escolha do reitor, que teve como vencedor o professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott.

Conforme a Lei nº 9.192/95, foi promovido o processo eleitoral após a elaboração da lista tríplice, que elegeu o professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott reitor da Instituição pelos próximos quatro anos, com 58,97% dos votos.

A lista tríplice e o relatório do processo eleitoral serão encaminhados para o Ministério da Educação (MEC) para que sejam tomadas as providências quanto aos trâmites legais de nomeação pela Presidência da República.

A 85ª sessão do CONSUN, na forma de Colégio Eleitoral da UNIR, aconteceu hoje, 29 de abril, no auditório da UNIR-Centro.


CONSULTA ACADÊMICA

O professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott venceu a consulta à comunidade acadêmica para escolha do novo reitor da UNIR, realizada no dia 30 de março de 2016, em todos os campi da UNIR no Estado.

De acordo com o resultado, o professor Ari Ott obteve 52,25% do total de votos válidos da consulta, dos quais 73,49% foram de docentes, 13,13% de técnicos administrativos e 13,38% de alunos.

Os demais candidatos a reitor obtiveram o seguinte resultado: professora doutora Eleonice de Fátima Dal Magro obteve 36,50% dos votos, professor doutor Júlio César Barreto Rocha obteve 6,84% dos votos e professor doutor Júlio Robson Azevedo Gambarra obteve 4,41% dos votos.

No geral, participaram da votação 613 docentes, 426 de técnicos e 2252 alunos, totalizando 3291 votos em toda a consulta, incluindo votos válidos, brancos e nulos.

Ari Ott é docente do departamento de Ciências Sociais e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa - Gente de Opinião



 


CURRÍCULO DO PROFESSOR ARI OTT

O professor doutor Ari Miguel Teixeira Ott possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1978), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1982) e doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente, é professor associado IV da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Ari Ott tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia médica e indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: Rondônia, políticas públicas, saúde indígena e desenvolvimento sustentável.


Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoSábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025

O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

Projeto Salus: acadêmicos da FIMCA realizam mais de 2700 atendimentos em Ouro Preto D’Oeste

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, em Ouro Preto D’Oeste, a 4ª edição do Projeto Salus, uma iniciativa que une ensino, pesq

Gente de Opinião Sábado, 15 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)