Sexta-feira, 20 de outubro de 2023 - 14h46

Candidatos
aos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia (Unir) que tenham
cursado todo ensino médio regular e presencial em escolas públicas no estado
vão ter direito a um acréscimo de 18% às notas em qualquer uma das modalidades
de ingresso ou processo seletivo. A bonificação se deu após uma recomendação do
Ministério Público Federal (MPF), que foi acatada pela Unir.
A
bonificação foi regulamentada pela Unir por meio da Resolução 577, de 29 de setembro de 2023. O objetivo do
bônus é realizar a inclusão regional e ampliar o acesso dos estudantes das
escolas públicas rondonienses à universidade pública. Conforme dados do censo
escolar de 2020, 86,5% dos alunos do ensino médio em Rondônia estão
matriculados em escolas públicas. No ensino superior esses dados são quase
inversos: 79,2% dos estudantes de graduação em Rondônia estão matriculados em
instituições privadas.
O
procurador da República Raphael Bevilaqua aponta que das 120 vagas
disponibilizadas para o curso de medicina na Unir nos últimos três anos, apenas
35 foram ocupadas por estudantes residentes em Rondônia. “Esse desequilíbrio se
dá tanto pelo número de inscritos nos processos seletivos quanto pelo
desequilíbrio educacional nas regiões do país. Com as notas do Enem, estudantes
podem concorrer a vagas em localidades menores, como Rondônia, e muitos
retornam a seus estados de origem logo após se formarem, fazendo com que a
região não se beneficie tanto quanto poderia daquele conhecimento gerado na
universidade”.
Bevilaqua
aponta que a bonificação aos estudantes rondonienses é uma ação afirmativa
necessária para permitir o acesso da população local aos cursos da universidade
pública, atuando para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia e de seu
povo amazônico.
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr

Segue acontecendo até o dia 26 de junho, na sede do Sebrae em Porto Velho, a formação de professores na metodologia Jornada Despertar. A capacitação

Equipe Enem anuncia início das aulas para nova turma do intensivo em julho
A Equipe Enem, formada pelos melhores professores de Porto Velho, está com promoção exclusiva para a nova turma do Intensivo que vai iniciar no mês

Professores do Baixo Madeira são capacitados para aplicação da Inteligência Artificial no ensino
Com o objetivo de capacitar os educadores para o uso pedagógico de ferramentas tecnológicas que contribuam para o planejamento das aulas, produção d
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)