Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Unesc, em SC


Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Unesc, em SC - Gente de Opinião

Biblioteca da Universidade é primeira do Brasil a oferecer o ViaVoz (Fotos: Milena Nandi)

A funcionária da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, Santa Catarina, Elisabete Gonçalves, já consegue se locomover com mais autonomia pela Biblioteca Professor Eurico Back. Deficiente visual, Elisabete participou dos testes do guia auditivo ViaVoz e aprovou os resultados. “O aplicativo é muito bom. Ah se outros lugares também tivessem!”, comentou, durante o lançamento oficial do sistema na Universidade, na tarde de ontem, sexta-feira (11/9). Com isso, a Biblioteca da Unesc passou a ser a primeira do Brasil a possuir esta tecnologia de acessibilidade.

Aplicativo que auxilia locomoção de deficientes visuais é lançado na Unesc, em SC - Gente de OpiniãoO aplicativo surgiu do TCC do egresso do curso de Ciência da Computação da Unesc, Luiz Ricardo Fiera. Segundo ele, a ideia do guia auditivo para smartphones e tablets é dar mais autonomia para pessoas com cegueira e baixa visão, para que possam se locomover em ambientes sem precisar da ajuda de outra pessoa. “O aplicativo faz uma interação entre o ambiente e o usuário. Ele foi desenvolvido a partir de entrevistas com deficientes visuais, que relataram as maiores dificuldades de acessibilidade”, contou.

Com um smartphone ou tablet, o usuário interage com um menu de rolagem, ouvindo as opções e selecionando o destino, como por exemplo, banheiros, administração e elevadores. A partir daí, o aplicativo passa a dar instruções sobre como chegar até o local. Para que o ViaVoz possa funcionar, o ambiente deve estar mapeado. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no site www.guiaviavoz.com.br.

Para o professor da Unesc e representante da AG-3 Tecnologia, empresa que desenvolveu o aplicativo, Gustavo Bisognin, o Via Voz é uma oportunidade de apresentar um pouco do que é produzido na Universidade. “Mostramos para o Brasil que a gente é capaz de inovar e com qualidade”, afirmou.

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just, comentou que o ViaVoz irá se juntar a outros recursos de tecnologia já oferecidos pelo local para pessoas com deficiência visual, como leitores de tela em computador de pesquisa ao acervo. “A Biblioteca é um espaço de todos e a intenção é facilitar cada vez mais o acesso a ela”.

O reitor Gildo Volpato considerou a assinatura do convênio entre a Unesc e o ViaVoz um momento histórico pela relevância social do projeto. “Cada vez mais a Universidade busca ampliar as ações de inclusão e esse lançamento marca um importante passo. Temos 18 acadêmicos e dois alunos do Colégio Unesc que possuem cegueira ou baixa visão e que a partir de agora, poderão usufruir com mais autonomia da nossa Biblioteca, sem contar as pessoas com deficiência visual de toda a região”, afirmou Volpato.

O lançamento do sistema teve ainda a participação das pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira e de Administração e Finanças, Kátia Soratto, da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, do coordenador de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Carlos Schlickimann, do gerente de Operações do ViaVoz, Luís Filipe Rezende, que representou o diretor do projeto, Rodrigo Caporal e do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Ricardo Fabris.

Fonte: Milena Nandi

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Educação nota máxima: Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia tem ensino reconhecido pelo MEC e vivido pelos acadêmicos

Educação nota máxima: Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia tem ensino reconhecido pelo MEC e vivido pelos acadêmicos

O curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia alcançou, em 2025, um importante reconhecimento institucional ao receber nota máxima 5 na

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed

Exposição valoriza produções artísticas de crianças da Educação Especial na Semed

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) recebe, até a próxima quarta-feira, 24/12, a exposição de pinturas em tela produzidas por cr

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho abre Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou o Edita

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

Congresso de Educação Física e Esporte Escolar encerra atividades com destaque à inclusão e ao esporte paralímpico

O XI Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2025 foi concluído na quinta-feira (11), em Porto Velho. Promovido pelo governo de Rond

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)