Quarta-feira, 26 de junho de 2013 - 14h48
A proposta de ampliação do ensino superior que visa à criação de uma nova universidade para o interior de Rondônia foi apresentada à Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Adriana Weska. Na audiência, solicitada pelo deputado Anselmo de Jesus, foram entregues documentos com argumentações que justificam a viabilidade de criação da nova unidade de ensino. O encontro ocorreu nesta terça-feira (25), na sede do ministério, em Brasília.
O deputado Anselmo falou sobre a iniciativa de ampliação do ensino superior. “Há um envolvimento de vários setores para construir por meio de diálogo amplo com a sociedade e com o poder público a realização do projeto.” De acordo com o parlamentar, já há terreno para as instalações do prédio, disponibilizado pela prefeitura.
Ao apresentar os 17 argumentos, elaborados pelo grupo que lidera o movimento pró-criação, a vereadora Márcia Regina de Souza (PT) destacou que Rondônia conta apenas com uma instituição pública de ensino superior, a Universidade Federal de Rondônia (Unir). No entanto, a instituição não oferece número vagas suficiente para atender a demanda do interior do estado.
O município preenche todos os requisitos do governo federal para receber a expansão universitária. A cidade está no centro da região de maior “densidade demográfica” de Rondônia e integra o grupo das 100 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes.
A vereadora entregou também documentos com o resultado de uma audiência pública, realizada em 6 de junho na Câmara Municipal de Ji-Paraná. O debate feito na ocasião mostrou que a iniciativa conta com apoio popular e envolvimento direto da comunidade acadêmica.
Segundo Adriana Weska, o governo federal trabalha na consolidação do que foi feito nos últimos anos. No entanto, é necessário “continuar avançando”, e a segunda etapa da expansão universitária passa pela aprovação do projeto do Plano Nacional da Educação (PNE), em discussão no congresso nacional. A proposta apresentada pelo executivo define objetivos para a educação no Brasil até 2020. Uma das metas prevê a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para investimento na área. A outra proposta é a destinação de 75% dos royalties do pré-sal para a educação e 25% à saúde, aprovada nesta madrugada pela Câmara Federal.
Com aprovação do PNE a ideia é dobrar o número de vagas no ensino superior para jovens com idade entre 18 e 24 anos.
Para Adriana demandas por melhorias na educação fazem parte de uma divida social com nação brasileira, por isso ela se sentiu honrada em receber o pedido de apoio, dos parlamentares de Rondônia, para estender o ensino superior em mais um estado brasileiro. “Acho que vocês devem voltar ao ministério no segundo semestre para apresentar a proposta construída com apoio de todos, inclusive da bancada federal, para que o projeto entre na próxima etapa de expansão”, afirmou.
De acordo com a vereadora Márcia, o próximo passo será articular o apoio da bancada federal.
Também participaram do encontro o deputado Padre Ton e a vereadora Maria Aparecida Fernandes (PV).
Fonte: Leonice Leal
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo
Dia Nacional da Educação; Rondônia celebra investimentos e valorização dos profissionais da educação
Em celebração ao Dia Nacional da Educação, e em reconhecimento a importância da educação como um direito fundamental e um instrumento para o desenvo
O fácil acesso ao ensino profissionalizante em Rondônia atrai cada vez mais quem busca atualizar o currículo, para aumentar as chances de ocupar um
Em mais um gesto de valorização aos profissionais da educação, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, anunciou na quarta-feira (23) o pagamento do