Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Alunos ressaltam valores adquiridos Escola Família Agrícola


 

Gente de Opinião

Gheovana Zanperini e Afonso Henrique de Morais, alunos do 3° e 2° ano do Ensino Médio

“Aqui na EFA nós aprendemos valores que não aprendemos em outras escolas. Como a convivência é de 24 horas, nós aprendemos a respeitar mais, a criar laços duradouros e a conviver com as diferenças de todos”, ressaltou o aluno do 2º ano do Ensino Médio, Afonso Henrique de Morais, de 15 anos.

Gheovana Zanperini, de 16 anos e aluna do 3º ano, complementa. “A escola passou a ser nossa segunda casa e as pessoas daqui, alunos, professores, funcionários, passaram a ser nossa segunda família. Aqui criei muitos amigos e aprendi a valorizar todos. Passamos a enxergar a vida com outros olhos”.

São opiniões de alunos da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin, localizada em Cacoal. Fundada em 1987, o nome da escola homenageia o missionário comboniano Ezequiel Ramin, morto em 1985. Defensor dos índios e trabalhadores sem terra, Padre Ezequiel foi vítima de emboscada pelo seu compromisso com os pobres da terra.

Atualmente, a EFA de Cacoal conta com 189 alunos, divididos em 8 turmas. Além do Ensino Médio, a escola oferece o 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Funcionando em sistema de alternância, os alunos passam 15 dias na escola e 15 dias em casa. Seu objetivo principal é o de colaborar com a educação de filhos de agricultores.

De caráter filantrópico, a escola sobrevive através do apoio da comunidade, da colaboração dos alunos e também com a realização de festas e rifas. “Vai fazer sete anos que trabalho aqui e gosto muito dessa escola. A questão financeira sempre foi uma dificuldade, mas a diretoria sempre está em busca de solução e conta com a colaboração de todos”, destacou a professora de português e literatura, Sônia Oliveira Lima.

Gente de Opinião

Sônia Oliveira Lima, professora de português e literatura

Um grande parceiro da EFA tem sido o Governo de Rondônia. Além de contar com 17 funcionários cedidos pelo Estado, sendo 15 professores, a escola conta com um convênio financeiro para a manutenção da sua estrutura. “O apoio do Governo de Rondônia tem sido fundamental para a Escola Família Agrícola. Apesar das dificuldades, das exigências que sempre são necessárias, eu e toda a diretoria estamos correndo atrás para que cada vez mais os alunos tenham uma melhor estrutura e melhores condições de aprendizagem. É por isso que temos lutado”, enfatizou a diretora da EFA, Natali Silva.

Gente de Opinião

A EFA Padre Ezequiel Ramin recebe alunos de diversos municípios do interior de Rondônia como Cacoal, Espigão D’Oeste, Alta floresta, Ministro Andreazza, Buritis, Rolim de Moura e Parecis. Além de oferecer o ensino regular, a escola também oferece o ensino técnico em agropecuária. Em uma área de 22 alqueires, os alunos realizam atividades e aprendem conceitos que auxiliam na propriedade familiar.

Gente de Opinião

Horta da EFA Padre Ezequiel Ramin
 

Alimentação

Boa parte da alimentação dos alunos vem da produção da escola que conta com 38 vacas leiteiras, frangos, porcos e ainda o cultivo de verduras e legumes através da horta e uma grande diversidade de árvores frutíferas espalhadas pela escola.


Fonte
Texto: Giliane Perin - Assessoria Regional de Cacoal
Fotos: Giliane Perin
Decom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a