Porto Velho (RO) sábado, 27 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Alunos e professores de cursos profissionalizantes da Escola Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes, ganham netbooks


Gente de Opinião

Aluna recebe dispositivo do coordenador do programa
Aluno Digital e do diretor da escola Heitor Villa-lobos

Pelo menos 150 netbooks com aplicativos pedagógicos foram entregues na última quinta-feira (13) pelo governador Confúcio Moura a alunos e professores dos cursos profissionalizantes de comunicação visual, técnico em multimídia e jogos digitais, da Escola Estadual Tecnológica Heitor Villa-Lobos, no auditório do Centro de Ensino de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceejaar). Três turmas receberam o equipamento.

A ação faz parte do programa “Aluno Digital”, que visa garantir a inclusão digital na s escolas como forma de assegurar a qualidade do ensino e aprendizagem, e ao mesmo tempo promover a integração dos professores e alunos, uma vez que o equipamento será utilizado por eles como ferramenta pedagógica, acesso à  internet  e a todas as informações pertinentes aos conhecimentos educacionais, sociais, políticos e econômicos,  dentro e fora do ambiente  escolar .

“Na minha época trabalhávamos com giz, lousa, caderno e caneta.  Novos tempos e novas ferramentas de auxilio ao processo de educação. Temos que acompanhar a evolução da tecnologia”, ressaltou o diretor da escola, Gildo Ivo Batisti.

A professora  de designer Ediléa Manique Barreto disse que os netbooks são fundamentais para o desenvolvimento da aula prática, pois os cursos  trabalham com plataforma digital. “É uma ação fundamental não somente para o desenvolvimento das aulas, mas como também na aprendizagem dos alunos, uma vez que seria difícil para a maioria dos pais comprar essa ferramenta, e o governo disponibiliza gratuitamente”, enfatizou.

O coordenador do “Aluno Digital”, Daniel Marques Ramires, informou que os netbooks entregues pelo governo de Rondônia contêm dispositivo de rastreamento e bloqueio em caso de roubo ou furto.  “Se o aluno não usar a rede da escola em 30 dias o dispositivo bloqueia o netbook e só a gerente da equipe do programa é que poderá desbloquear com a geração de senha do servidor de segurança”, garantiu Marques.

Os alunos Vitor Hugo Scaramossa  e Andriele Nogueira, ambos do Ensino Médio, consideram que os equipamentos vieram ao encontro do anseio do curso, alunos e professores, já que vão auxiliar na elaboração de projetos e pesquisas. “Vão ajudar bastante, inclusive na hora da pesquisa. Será mais rápido”, disse Scaramossa.

“É uma educação voltada à tecnologia. Ariquemes é a terceira cidade do Brasil a ter um centro de educação tecnológico de referência. Somente no Recife e Rio de janeiro existe essa nova modalidade de ensino”, afirmou o governador Confúcio  ao destacar a importância do ensino tecnológico na vida dos jovens.

De acordo com o governador, a nova modalidade vai proporcionar aos alunos um futuro brilhante, de sucesso profissional, pois ao término do curso poderão sair direto para o mercado de trabalho, na área de produção de games, rádio e televisão e comunicação em geral. As possibilidades serão infinitas, pois estarão preparados para o novo passo, que é a faculdade.

Gente de Opinião

Governador Confúcio destacou a
importância da tecnologia na educação

“Vocês poderão escolher o que fazer ao terminar o curso. Poderão ingressar na faculdade ou ir direto para o mercado de trabalho”, enfatizou o governador.

ALUNO DIGITAL

O Aluno Digital está implantado em mais de 140 escolas rondonienses, e foi de fundamental importância para o sucesso da implantação do Programa de Ensino Médio com Mediação Tecnológica, contemplando aproximadamente quatro mil alunos e professores.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, já foram entregues aproximadamente 4,5 mil netbooks em cinco escolas de Porto Velho e Ariquemes. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões.

Segundo o coordenador  do Aluno Digital, Daniel Marques, a previsão para 2017 é que mais 10  escolas nas cidades de Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Ji Paraná, Ouro Preto, Jaru Ariquemes e Porto Velho  sejam contempladas com a implantação do projeto.

Além da comunidade escolar,  lideranças locais também prestigiaram o evento, entre elas, o vice-prefeito eleito, Lucas Follador; o deputado estadual, Adelino Follador; o secretario de Planejamento da região Vale do Jamari, Ezequias Luiz Miranda; e a coordenadora de Educação de Ariquemes, Núria Saguê.


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe