Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos e professores de cursos profissionalizantes da Escola Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes, ganham netbooks


Gente de Opinião

Aluna recebe dispositivo do coordenador do programa
Aluno Digital e do diretor da escola Heitor Villa-lobos

Pelo menos 150 netbooks com aplicativos pedagógicos foram entregues na última quinta-feira (13) pelo governador Confúcio Moura a alunos e professores dos cursos profissionalizantes de comunicação visual, técnico em multimídia e jogos digitais, da Escola Estadual Tecnológica Heitor Villa-Lobos, no auditório do Centro de Ensino de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceejaar). Três turmas receberam o equipamento.

A ação faz parte do programa “Aluno Digital”, que visa garantir a inclusão digital na s escolas como forma de assegurar a qualidade do ensino e aprendizagem, e ao mesmo tempo promover a integração dos professores e alunos, uma vez que o equipamento será utilizado por eles como ferramenta pedagógica, acesso à  internet  e a todas as informações pertinentes aos conhecimentos educacionais, sociais, políticos e econômicos,  dentro e fora do ambiente  escolar .

“Na minha época trabalhávamos com giz, lousa, caderno e caneta.  Novos tempos e novas ferramentas de auxilio ao processo de educação. Temos que acompanhar a evolução da tecnologia”, ressaltou o diretor da escola, Gildo Ivo Batisti.

A professora  de designer Ediléa Manique Barreto disse que os netbooks são fundamentais para o desenvolvimento da aula prática, pois os cursos  trabalham com plataforma digital. “É uma ação fundamental não somente para o desenvolvimento das aulas, mas como também na aprendizagem dos alunos, uma vez que seria difícil para a maioria dos pais comprar essa ferramenta, e o governo disponibiliza gratuitamente”, enfatizou.

O coordenador do “Aluno Digital”, Daniel Marques Ramires, informou que os netbooks entregues pelo governo de Rondônia contêm dispositivo de rastreamento e bloqueio em caso de roubo ou furto.  “Se o aluno não usar a rede da escola em 30 dias o dispositivo bloqueia o netbook e só a gerente da equipe do programa é que poderá desbloquear com a geração de senha do servidor de segurança”, garantiu Marques.

Os alunos Vitor Hugo Scaramossa  e Andriele Nogueira, ambos do Ensino Médio, consideram que os equipamentos vieram ao encontro do anseio do curso, alunos e professores, já que vão auxiliar na elaboração de projetos e pesquisas. “Vão ajudar bastante, inclusive na hora da pesquisa. Será mais rápido”, disse Scaramossa.

“É uma educação voltada à tecnologia. Ariquemes é a terceira cidade do Brasil a ter um centro de educação tecnológico de referência. Somente no Recife e Rio de janeiro existe essa nova modalidade de ensino”, afirmou o governador Confúcio  ao destacar a importância do ensino tecnológico na vida dos jovens.

De acordo com o governador, a nova modalidade vai proporcionar aos alunos um futuro brilhante, de sucesso profissional, pois ao término do curso poderão sair direto para o mercado de trabalho, na área de produção de games, rádio e televisão e comunicação em geral. As possibilidades serão infinitas, pois estarão preparados para o novo passo, que é a faculdade.

Gente de Opinião

Governador Confúcio destacou a
importância da tecnologia na educação

“Vocês poderão escolher o que fazer ao terminar o curso. Poderão ingressar na faculdade ou ir direto para o mercado de trabalho”, enfatizou o governador.

ALUNO DIGITAL

O Aluno Digital está implantado em mais de 140 escolas rondonienses, e foi de fundamental importância para o sucesso da implantação do Programa de Ensino Médio com Mediação Tecnológica, contemplando aproximadamente quatro mil alunos e professores.

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, já foram entregues aproximadamente 4,5 mil netbooks em cinco escolas de Porto Velho e Ariquemes. Foram investidos mais de R$ 3,5 milhões.

Segundo o coordenador  do Aluno Digital, Daniel Marques, a previsão para 2017 é que mais 10  escolas nas cidades de Vilhena, Cacoal, Pimenta Bueno Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Ji Paraná, Ouro Preto, Jaru Ariquemes e Porto Velho  sejam contempladas com a implantação do projeto.

Além da comunidade escolar,  lideranças locais também prestigiaram o evento, entre elas, o vice-prefeito eleito, Lucas Follador; o deputado estadual, Adelino Follador; o secretario de Planejamento da região Vale do Jamari, Ezequias Luiz Miranda; e a coordenadora de Educação de Ariquemes, Núria Saguê.


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026

A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Inscrições para concursos da Educação começam nesta quarta-feira,7, em Rondônia

Começam nesta quarta-feira (7) as inscrições para dois concursos públicos promovidos pelo governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

UNIR segue com inscrições abertas para o PS 2026 até 21 de janeiro, com 3.185 vagas gratuitas em 72 cursos

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo (PS UNIR) 2026 até o dia 21 de janeiro, oferecendo uma

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

Governo de RO conclui calendário de pagamentos com ações de valorização a mais de 18 mil servidores da Educação

O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou neste mês de dezembro, os repasses que integram o conjunto de

Gente de Opinião Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)