Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos do ensino fundamental são avaliados em Porto Velho

Provas fazem parte do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Saero)


Alunos do ensino fundamental são avaliados em Porto Velho - Gente de Opinião

No período de 8 a 11 de novembro será realizada a aplicação das avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação de Rondônia (Saero). Essa prova destina-se a estudantes do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

O Saero é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Educação de Rondônia (Seduc) que tem como propósito fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios, bem como fornecer subsídios pedagógicos às Secretarias de Educação nas tomadas de decisão referentes à política educacional.

“É uma forma de planejar melhor a educação, já que com os resultados da avaliação é possível diagnosticar possíveis falhas e corrigi-las, organizando um planejamento pedagógico direcionado, gerando mais qualidade para o ensino fundamental”, comentou a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

Os objetivos do Saero consistem em implantar um sistema permanente de avaliação de desempenho dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio do Estado de Rondônia, que subsidie as Secretarias de Educação nas tomadas de decisão quanto à política educacional, compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, e demais indicadores mensurados a partir do processo avaliativo, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Rondônia (Idero).

E ainda, verificar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e do ensino médio, de modo a fornecer ao sistema de ensino, às equipes técnico-pedagógicas, e às unidades escolares informações que subsidiem a viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a capacitação e o estabelecimento de metas para o projeto de cada escola, em especial a correção do fluxo escolar e a aquisição das aprendizagens essenciais definidas pelo referencial curricular.

Na Rede Municipal de Educação de Porto de Velho serão avaliados todos os estudantes matriculados em turmas do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental das escolas localizadas nas zonas urbana e rural.

A avaliação contemplará os componentes de Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos avaliados. Os estudantes do 2º ano do ensino fundamental também vão participar de uma avaliação de fluência de leitura. A tabela abaixo apresenta o quantitativo de turmas e estudantes que farão a prova.

Alunos do ensino fundamental são avaliados em Porto Velho - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)