Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos desenvolvem protótipos e trabalham a resolução de problemas de forma criativa


Alunos desenvolvem protótipos e trabalham a resolução de problemas de forma criativa - Gente de Opinião

Dentro do programa de Inovação e Criatividade do Colégio e Curso Sapiens, os alunos do 6º ano construíram um protótipo de piano, dentro da trilha Experiência com o Usuário.

A proposta da atividade era que os alunos construíssem o produto pensando na necessidade de quem vai usá-lo, atentando ao tamanho das teclas, os espaços entre elas, entre outras características. “A ideia é que eles tenham essa noção de pensar na experiência de quem vai usar”, salienta o professor Matheus Alves da Silva, responsável pela atividade.

Após a construção do protótipo, foi a hora de testar o funcionamento, fazer melhorias e analisar o processo de construção. “É um espaço para os alunos errarem bastante e aprender com o erro, buscar novas possibilidades e formas de fazer, criar soluções e trabalhar as emoções”, completa Matheus.

Já os alunos do 7ª ano construíram uma catapulta na aula anterior, o passo seguinte, foi teorizar sobre a atividade, fazendo pesquisas sobre conceitos que eles viram na prática sobre o movimento de propulsão.

Para a turma do  8ª anos o desafio era construir um guindaste, utilizando objetos condutores, também dentro da filosofia do projeto de colocar a mão na massa e, em seguida, analisar e pesquisar teoricamente o processo.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Desafio Liga Jovem: Rondônia anuncia os representantes na etapa nacional

Rondônia deu um show de criatividade, propósito e espírito empreendedor na 3ª edição do Desafio Liga Jovem. A iniciativa do Sebrae incentiva estudan

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

Unir e Ifro promovem evento sobre conflitos agrários em Rondônia e lançam livro sobre massacre de Corumbiara

A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia

De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)