Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019 - 06h00

Dentro do programa de Inovação e Criatividade do Colégio e Curso Sapiens, os alunos do 6º ano construíram um protótipo de piano, dentro da trilha Experiência com o Usuário.
A proposta da atividade era que os alunos construíssem o produto pensando na necessidade de quem vai usá-lo, atentando ao tamanho das teclas, os espaços entre elas, entre outras características. “A ideia é que eles tenham essa noção de pensar na experiência de quem vai usar”, salienta o professor Matheus Alves da Silva, responsável pela atividade.
Após a construção do protótipo, foi a hora de testar o funcionamento, fazer melhorias e analisar o processo de construção. “É um espaço para os alunos errarem bastante e aprender com o erro, buscar novas possibilidades e formas de fazer, criar soluções e trabalhar as emoções”, completa Matheus.
Já os alunos do 7ª ano construíram uma catapulta na aula anterior, o passo seguinte, foi teorizar sobre a atividade, fazendo pesquisas sobre conceitos que eles viram na prática sobre o movimento de propulsão.
Para a turma do 8ª anos o desafio era construir um guindaste, utilizando objetos condutores, também dentro da filosofia do projeto de colocar a mão na massa e, em seguida, analisar e pesquisar teoricamente o processo.
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26
Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO
CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem
A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed
Sábado, 21 de março de 2026 | Porto Velho (RO)