Porto Velho (RO) segunda-feira, 29 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da rede pública rondoniense lançam foguetes em direção à Olimpíada Brasileira de Astronomia


Gente de Opinião

Alunos do ensino fundamental lançam foguete

Depois de ministrar aulas com noções de reações químicas, substâncias de alta combustão e pressão, os professores de ciência, química, física, matemática e biologia da Escola Marcelo Cândia – Subsede I, localizada no bairro Marcos Freire, em Porto Velho, acompanham os alunos na fase final da Mostra Brasileira de Foguetes (MobFob), organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que é o lançamento de foguetes. O evento acontece nesta sexta-feira (15) para o ensino fundamental e sábado (16) para o ensino médio. Serão classificadas as equipes que conseguirem o maior alcance do foguete.

Durante os lançamentos dos foguetes os alunos deram um show. Como foi o caso das alunas da 7ª série C, da equipe “Cometa.2”. Elas fizeram o lançamento do foguete pela primeira vez e esperam ser classificadas. Foram três meses de treinamentos em casa e na escola, para serem campeãs na Mostra de Foguetes. “O mais difícil foi conseguir fazer uma boa base do foguete, o que ajudou no lançamento”, disse Jennifer Khylane.

Wendel Pereira Gomes e Vinicius de Oliveira da Costa, do 3º ano A, disseram que é grande a expectativa de classificação da sua sala nas atividades de sábado. Eles estão confiantes que irão realizar um bom lançamento de foguete. “Foram vários dias de treinamento aqui na escola”, explicaram os estudantes.

Gente de Opinião

Equipe “Cometa.2″

O professor de Física, Antônio de Moura Fé, destacou que desde 2009 que a escola Marcelo Cândia participa das Olimpíadas e classifica seus alunos. Ele explicou que este ano foi padronizado para todo Brasil que as equipes utilizem na confecção dos foguetes o bicarbonato de sódio e vinagre para fazer a reação química. Com a reação é liberado a saída do foguete da base com mais velocidade.

A equipe campeã do lançamento dos foguetes é convidada para um lançamento de foguetes no Rio de Janeiro, que acontece este ano.

Paralela a essa atividade do lançamento dos foguetes, os alunos já estão se preparando para uma segunda etapa das Olimpíadas de Astronomia, que acontece no dia 15 de maio, com uma prova teórica, com avaliação dos conhecimentos estudados. Os alunos com as maiores notas na prova da OBA (medalhas de prata e ouro) são classificados para participarem da Olimpíada Internacional e Latino Americana.

Os alunos com maiores notas em matemática são convidados para participarem de eventos em São José dos Campos (SP), no ITA (Instituto de Tecnologia de Aeronáutica), onde acontece a distribuição de bolsas de estudos nas melhores faculdades na área de tecnologia, no Brasil.

“O resultado desse trabalho pode garantir o futuro de muitos alunos”, destacou o professor Moura, acrescentando que em decorrência de todo esse trabalho os estudantes ganham bolsas do CNPQ na área de tecnologia.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

Neste ano, estão participando da OBA, 83 instituições de ensino de Rondônia, das quais 46 são da rede estadual. A exemplo da Escola Marcelo Cândia, temos também o Colégio Tiradentes da Polícia Militar Unidade Jacy-Paraná (CTPM II), que quer repetir neste ano o sucesso de 2015, quando alunos do Ensino Médio foram classificados em 3º lugar, em nível nacional; as Escolas Major Guapindaia, Governador Petrônio Barcelos, 13 de Maio, Centro Educacional Dr. Gilberto Mendes de Azevedo, Anísio Teixeira, em Porto Velho; a Escola Estadual Aluízio Ferreira, em Ji-Paraná; entre outras.
 


Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Admilson Knightz
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe