Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Ação atua na prevenção e na distribuição gratuita de óculos quando necessário


Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde - Gente de Opinião

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a alunos da rede municipal de ensino que apresentam diagnóstico de problemas oculares.

A ação é desenvolvida pelo Departamento de Saúde Escolar (DSE) e atende estudantes do ensino infantil e fundamental de forma preventiva e fornece óculos gratuitos quando há necessidade.

Na última semana, coordenadores do DSE e equipe de saúde entregaram óculos a estudantes da Escola Cora Coralina, do distrito de Jaci- Paraná. A ação também chegou à Creche AB, no mesmo distrito, onde parte dos alunos foram diagnosticados com erro refrativo no campo de visão.

O programa tem por objetivo atender, de forma preventiva, doenças oculares que prejudicam o rendimento escolar.

“A ação tem o acompanhamento do DSE que apura toda a montagem e verificação de grau e eixo dos óculos. É um trabalho que exige muita responsabilidade, pois é com os olhos das crianças no início do aprendizado escolar que estamos lidando”, informa a coordenadora do programa no município, Márcia do Socorro.

Programa busca garantir melhor rendimento escolarPrograma busca garantir melhor rendimento escolarA aquisição de serviços para consultas e compra de lentes e armações foi alinhada entre a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Esse programa faz parte de nossa política de gestão e já atendeu dezenas de alunos que manifestavam desenvolvimento escolar inferior, mas que agora poderão voltar a enxergar as atividades com outros olhos, melhorando o seu aprendizado e tendo todas as chances de acompanhar os demais alunos de sua turma”, explica a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

PROGRAMA SAÚDE ESCOLAR (PSE)

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral, principalmente aos estudantes da rede de ensino infantil e fundamental.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)