Sábado, 8 de outubro de 2016 - 06h15
Entre este sábado (8) e a próxima quinta-feira (13), os alunos do curso de robótica educacional da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, de Ariquemes, vão representar Rondônia nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), em Recife (PE).
Na terça-feira (5), os alunos Gabriel Teixeira Manfrinato e Kevin Ferreira Cruz, do 3º ano do Ensino Médio, apresentaram ao governador Confúcio Moura a nova versão do projeto Robô Resgate trojan 1.8, que vai concorrer na OBR.
Manfrinato explicou que o Robô Resgate já participou de quatro olimpíadas, sendo três nacionais e uma estadual, todas com versões diferentes, sempre melhoradas.
Na nova versão, o Robô Resgate ganhou celeridade nos movimentos, tornando eficiente e possibilitando a conquista do primeiro lugar. “Esperamos passar na fase nacional e poder representar nossa escola, estado e o País nas olimpíadas mundiais que acontecerão no Japão em abril de 2017”, destacou o Manfrinato.
Como incentivo, o governo de Rondônia forneceu aos alunos as passagens áreas de ida e volta a Recife, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ariquemes realizou ação entre os associados para arrecadar recursos para as despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos alunos durante os quatro dias.
Para a orientadora do curso de robótica educacional, Sandra Regina Viola, é muito importante para o futuro de Rondônia hoje ter um governo que invista na educação e acredita no potencial dos jovens.
Confúcio parabenizou os alunos e disse que é um orgulho muito grande para ele, em vê-los representar o estado, pediu para registrar o momento. “Investir em educação é investir no futuro dos jovens, e no futuro de Rondônia”, disse o governador ao parabenizá-los.
ESCOLA TRANSFORMADA
A Escola Heitor Villa Lobos de Ariquemes passa por reformas e ampliações com a finalidade de ser transformada no primeiro Centro de Estudo Tecnológico da Região Norte, uma unidade dedicada a formar jovens em tecnologia da informação games, jogos eletrônicos roteiros, multimeios, multimídia, tudo relacionado com o mundo da ciência da computação da informática com foco no ensino médio profissional.
“É um projeto emblemático. Eu quero que o jovem saia desta instituição dominando a tecnologia e pronto para o mercado de trabalho”, afirmou Confúcio.
Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Com a convocação do PSU/IFRO 2026/1 publicada, prazo de matrícula segue até dia 12 de janeiro
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou as listas do Processo Seletivo Unificado (PSU/IFRO 2026/1) com os

CHAMADA ESCOLAR 2026: matrículas para alunos com deficiência iniciam nesta segunda-feira, 12
A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino acontece entre os dias 12 e 16 de janeiro, exclusivamente para aluno

Sisu 2026: inscrições começam em 19 de janeiro
O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta terça-feira, 23 de dezembro, o Edital nº 29/2025, que oficializa o cronograma e os critérios do process

SESI-RO segue com matrículas abertas para o ano letivo de 2026
A rede SESI de ensino em Rondônia está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026 nas unidades de Porto Velho, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena
Domingo, 11 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)