Domingo, 26 de novembro de 2017 - 21h54
Os alunos Camilli Brandão, Maria Clara Gonçalves, Rafael Setton Alencar de Carvalho e Ricardo Setton Alencar de Carvalho, do ensino fundamental da escola Maple Bear, conquistaram o Primeiro Lugar na competição de robótica, categoria resgate (sem limite máximo de idade), na edição 2017 da Infoparty.
A escola Maple Bear Porto Velho vem reunindo importantes conquistas, também, no campo da robótica, em âmbito estadual e nacional. Após conquistarem o Primeiro Lugar no Nível 1 (ensino fundamental) da Olimpíada Brasileira de Robótica, e representarem Rondônia na etapa nacional, em Curitiba-PR, alcançando a 5ª colocação, a escola terminou a Infoparty em Primeiro Lugar no torneio.
A diretora pedagógica do estabelecimento de ensino, Fernanda Bordalo, destaca que a robótica, além de promover a integração de diferentes disciplinas, como por exemplo matemática, física, ciências, eletrônica, dentre outras e facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares, valoriza o trabalho colaborativo, o planejamento, pesquisa, tomada de decisões, dentre outros aspectos que tornam a atividade lúdica e desafiadora.
“É uma alegria imensa ver nossos alunos, que iniciaram as aulas de robótica há apenas 8 meses, angariarem resultados tão expressivos”, comemora a educadora.
A Maple Bear é uma escola regular bilíngue que utiliza a mesma metodologia presente nas escolas do Canadá, considerada pelo Programa Nacional de Avaliação de Estudantes, a melhor do mundo, entre países de língua inglesa.
Fernanda esclarece que a educação bilíngue difere de um curso de línguas, pois a língua estrangeira não é o foco e sim o meio. “Através de experiências reais, da interação social e da vivência diária com o idioma, os educandos aprendem um universo de conhecimento através da língua e, por esse motivo, passam por um processo de aquisição da língua”, explica.
A Infoparty é um evento tecnológico, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, voltado ao ambiente virtual e que, durante sua segunda edição, foi realizado na cidade de Porto Velho entre os dias 17 e 19 de novembro, 48 horas sem parar. Na programação continha Palestras, Stands Tecnológicos, Campeonatos Virtuais, Robótica, Startups e Empreendedorismo Digital.
Fonte: João Albuquerque
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Municípios em Rondônia acatam recomendação do MPF para regularizar gestão de verbas do Fundeb
Após recomendações do Ministério Público Federal (MPF), quatro municípios de Rondônia tomaram medidas para garantir a adequação de contas bancárias

Inscrições abertas para curso superior com apoio da Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho abriu as inscrições para o programa Faculdade da Prefeitura, que irá custear integralmente as mensalidades de acadêmicos s

UNIR tem inscrições abertas em cursos de Pós-Graduação
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está com quatro editais abertos para ingresso em Programas de Pós-Graduação (PPG) institucionais e interinst

Modalidade que vem crescendo significativamente em Rondônia nos últimos anos, o ensino profissionalizante, mantém o ritmo de avanços em 2026. Com o
Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)