Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Alunos da Maple Bear vencem competição de Robótica



Os alunos Camilli Brandão, Maria Clara Gonçalves, Rafael Setton Alencar de Carvalho e Ricardo Setton Alencar de Carvalho, do ensino fundamental da escola Maple Bear, conquistaram o Primeiro Lugar na competição de robótica, categoria resgate (sem limite máximo de idade), na edição 2017 da Infoparty.

A escola Maple Bear Porto Velho vem reunindo importantes conquistas, também, no campo da robótica, em âmbito estadual e nacional. Após conquistarem o Primeiro Lugar no Nível 1 (ensino fundamental) da Olimpíada Brasileira de Robótica, e representarem Rondônia na etapa nacional, em Curitiba-PR, alcançando a 5ª colocação, a escola terminou a Infoparty em Primeiro Lugar no torneio.
A diretora pedagógica do estabelecimento de ensino, Fernanda Bordalo, destaca que a robótica, além de promover a integração de diferentes disciplinas, como por exemplo matemática, física, ciências, eletrônica, dentre outras e facilitar a compreensão dos conteúdos curriculares, valoriza o trabalho colaborativo, o planejamento, pesquisa, tomada de decisões, dentre outros aspectos que tornam a atividade lúdica e desafiadora.

“É uma alegria imensa ver nossos alunos, que iniciaram as aulas de robótica há apenas 8 meses, angariarem resultados tão expressivos”, comemora a educadora.
A Maple Bear é uma escola regular bilíngue que utiliza a mesma metodologia presente nas escolas do Canadá, considerada pelo Programa Nacional de Avaliação de Estudantes, a melhor do mundo, entre países de língua inglesa.

Fernanda esclarece que a educação bilíngue difere de um curso de línguas, pois a língua estrangeira não é o foco e sim o meio. “Através de experiências reais, da interação social e da vivência diária com o idioma, os educandos aprendem um universo de conhecimento através da língua e, por esse motivo, passam por um processo de aquisição da língua”, explica.

A Infoparty é um evento tecnológico, realizado pelo Governo do Estado de Rondônia, voltado ao ambiente virtual e que, durante sua segunda edição, foi realizado na cidade de Porto Velho entre os dias 17 e 19 de novembro, 48 horas sem parar. Na programação continha Palestras, Stands Tecnológicos, Campeonatos Virtuais, Robótica, Startups e Empreendedorismo Digital.

Fonte: João Albuquerque
 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a