Sábado, 9 de novembro de 2013 - 14h33
Dez alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual Ulisses Guimarães, em Porto Velho, divididos em dois grupos, participaram de feiras de ciência onde representaram Rondônia com o projeto Caixa d’água Autolimpante. Uma turma viajou para a cidade de Novo Hamburgo (RS) para participar da Mostra de Tecnologia e Ciência (Mostratec) e o outro grupo foi para Olinda (PE) onde participou da Feira Internacional de Ciência Jovem.
A área de estudo e de implementação do novo sistema caixa d ’água autolimpante é o bairro Jardim Santana, zona leste da capital, onde está localizada a escola. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no bairro há 2.267 domicílios com cerca de nove mil habitantes, devido ao aumento de áreas de invasão. Durante pesquisa realizada pelos estudantes em 156 casas, a maioria dos moradores não lembrava a última vez que a caixa d’água da residência havia sido limpa.
O objetivo deste trabalho é melhorar as condições gerais de saneamento e saúde da população. O processo metodológico consistiu em duas etapas: a primeira é aplicação de questionários, determinando os principais problemas, um deles a condição das caixas d’água do bairro, sendo a segunda etapa, a implementação de um novo sistema de caixa d’água. O valor gasto com a criação do protótipo do projeto (escovões, parafusos, canos PVC, placa de alumínio, caixa d’agua e motor) foi de R$ 400, custeado pela escola.
Um dos responsáveis por essa iniciativa é o professor de geografia Ederson de Dantas Rodrigues, que destacou o apoio da direção da escola. “Como educador, me sinto recompensado e agradeço aos diretores da Escola Ulisses Guimarães pelo apoio financeiro e empenho, para que pudéssemos levar os alunos às feiras de ciência”.
“Fico feliz em saber que os alunos de uma escola pública tiveram projeto científico aprovado. Eles representaram Rondônia! São exemplos e têm servido de motivação para outros estudantes”, diz entusiasmada a diretora da Escola Ulisses Guimarães, Regina Cláudia.
Adriana Machado, de 15 anos, é aluno do 1º ano do Ensino Médio e viajou para Novo Hamburgo. “Quando cheguei à feira de ciência, fiquei surpresa com os projetos apresentados, tive acesso a novos avanços tecnológicos, mas as pessoas que participaram da feira, também ficaram curiosas com o nosso projeto”, disse Adriana.
O invento não foi classificado nas feiras de ciências, mas os estudantes trouxeram na bagagem aprendizado e experiências que serão colocados em prática para o aperfeiçoamento do projeto Caixa d’água autolimpante.
Fonte: Deane Araújo / Decom
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes
O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro
O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade
A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026
Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços
Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)