Porto Velho (RO) domingo, 28 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar é finalista em competição nacional de altas habilidades


Gente de Opinião

A aluna conta orgulhosa como se sente ao participar da competição

Aluna prodígio do 1° ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Porto Velho, Geovana Dayse Candeia Palácio, 15 anos, foi classificada para a final da competição Modelo Internacional do Brasil (MIB), com simulação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Internationali Negotia. A fase final será do dia 11 ao dia 14, em Brasília.

Geovana estuda no colégio desde o 5º ano, e desde então recebe o apoio da instituição para desenvolver a capacidade especial em projetos. “No 8° ano eu fui identificada pelos professores como uma aluna com altas habilidades. Fui encaminhada fazer robótica na Escola Barão dos Solimões, onde existe uma sala de recursos. Lá eu fiz durante dois anos de robótica e resolvi sair e me dediquei às minhas pesquisas. Tenho um projeto, que chama-se ‘Investindo no capital humano – Altas habilidades’, para alunos que tem potencial dentro das escolas e tem o talento, mas não estão sendo desenvolvidos por falta de incentivo. Está sendo aplicado aqui na escola. O estado, a escola, a sociedade, só tem a lucrar com esse investimento”, diz.

Além de ter ido há dois meses apresentar o projeto na Mostra Tec, no Rio Grande do Sul, com apoio do Governo do Estado e da direção da escola, Geovana agora se prepara para a final do MIB, onde poderá ganhar o pacote completo de inscrição gratuita, passagens e hospedagem para o Modelo de Simulação de Havard, nos Estados Unidos. “A experiência de participar dessa competição já é grandiosa, eu não sabia que isso existia, porque era uma competição que só envolvia alunos de escolas particulares. Este ano eles vieram a Rondônia e decidiram incluir o Colégio Tiradentes, então para mim já é uma vitória. De Rondônia serão 10 alunos na final, mas de instituição pública somente eu e uma moça do Ifro. O aprendizado é incrível, e são alunos de ensino fundamental e médio de todos os lugares do país”. Para a final, Geovana será acompanhada por uma monitora do colégio também policial militar.

Segundo a capitã e diretora administrativa do colégio, Michelly Mendes, a instituição busca incentivar todas as atividades realizadas com destaque pelos alunos, assim como tem em suas conquistas vários troféus e medalhas de competições nacionais tanto do esporte quanto de tecnologia. “Um dos nossos destaques deste ano foram as vitórias dos alunos especiais nas paraolimpíadas nacionais. Eles superam as expectativa e conseguem representar Rondônia de forma muito positiva, provando que a educação deve ser agregada ao desenvolvimento dessas habilidades”, conta a capitã.

Sobre a instituição

A Internationali Negotia é uma instituição que inovou a educação do Brasil há mais de 15 anos. Por meio de ferramentas educacionais modernas, como simulações da ONU, jurídicas, legislativas, empresariais, desenvolve habilidades que a sala de aula tradicional ainda não consegue promover.

Como fundadora do conceito de simulações feitas em escolas no Brasil desde 2001, inicialmente em Brasília, e constrói conferências customizadas para escolas, cidades e municípios. Personaliza suas atividades por meio da adequação às necessidades de calendário acadêmico de cada instituição ou localidade onde atua.

Leia mais:

Voluntários promovem inclusão de teatro,
música e skate à rotina escolar


Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe