Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aluna de Presidente Médici (RO) é vencedora de concurso nacional oferecido pela CGU


Aluna de Presidente Médici (RO) é vencedora de concurso nacional oferecido pela CGU - Gente de Opinião

“Mesmo que ninguém saiba, mesmo que ninguém veja, é preciso agir com responsabilidade fazendo sempre o que for correto”. Palavras estas que compõem a redação da estudante rondoniense Bianca França Oliveira, uma das vencedoras do Concurso de Redação e Desenho da CGU neste ano de 2019. Bianca estuda na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, localizada na cidade de Presidente Médici em Rondônia.

A temática “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja”, nesta 11ª edição do concurso despertou o interesse de milhares de aluno de escolas públicas e privadas. A aluna Bianca obteve a redação vencedora entre os três melhores trabalhos na categoria 9° ano do Ensino Fundamental. A professora Francisca Elizabeth dos Santos foi responsável pela orientação pedagógica da estudante.

Em edições anteriores do Concurso de Redação e Desenho, alunos da escola EEFM Carlos Drummond de Andrade já haviam sido premiados, como na edição de 2014 em que estudantes obtiveram êxito entre os três melhores trabalhos tanto na categoria desenho, como na categoria redação. Além da EEFM Carlos Drummond, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Benta, também de Presidente Médici, obteve resultado semelhante em 2018 na 10ª edição do concurso, com premiação de uma aluna entre os três melhores trabalhos na categoria Redação II – 2º ano do ensino médio.

Neste contexto, a Controladoria Regional da União em Rondônia possui parceria com Secretaria Estadual de Educação visando expandir as ações de Educação Cidadã nas escolas públicas para difundir entre os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) temas de ética e cidadania de forma contínua e com material didático de qualidade.

O Concurso de Desenho e Redação as CGU, nesta 11ª edição mobilizou, assim como a estudante Bianca França de Presidente Médici, 818.317 estudantes, 27.665 professores, 4.049 escolas em 1.192 município, resultando em 851.182 trabalhos produzidos nas salas de aula de todo o país.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia inicia estudos para elaboração do Plano Estadual de Educação alinhado ao PNE do novo decênio

Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Foco, estratégia e superação: os três pilares dos campeões da Olimpíada de Tabuada do Monteiro Lobato

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025

As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)

O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)