Porto Velho (RO) sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Aluna da rede estadual vai representar Rondônia no Parlamento Juvenil do Mercosul no Uruguai


Gabrielly embarcou para Brasília e vai representar Rondônia no Uruguai - Gente de Opinião
Gabrielly embarcou para Brasília e vai representar Rondônia no Uruguai

A aluna Gabrielly Vitória Ferreira Ramos, 17, do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici (RO), foi eleita para representar Rondônia no Parlamento Juvenil do Mercosul – PJM (2018-2020), em Montevidéu (Uruguai), com o projeto utilizando as mídias no incentivo à prática de leitura, desenvolvido pela aluna com a orientação da professora Lucimara Lopes França.

O projeto contou com apoio e incentivo do diretor da Escola Carlos Drummond de Andrade, professor Celso Belchior, e da coordenadora Pedagógica do estabelecimento de ensino, professora Maria do Carmo Lopes de França, que fizeram a inscrição do projeto.

Na última segunda-feira (15), a estudante embarcou para Brasília-DF e permanecerá até o próximo dia 19, onde irá participar do curso de formação e cerimônia de posse do PJM, juntamente com outros 26 jovens dos demais estados e Distrito Federal.

Todos os estudantes são da rede pública, e receberão orientações sobre sua atuação como parlamentar juvenil.

Durante o mandato, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento será produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países membros e associados do Mercosul durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, Uruguai.

A professora Lucimara Lopes França disse que o “PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação”.

Durante o curso de formação em Brasília serão abordados temas como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, jovem e trabalho e participação cívica.

O Prêmio PJM Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com Unicef e o IIDAC, e busca reconhecer, divulgar e premiar a iniciativa do Parlamentar Juvenil do Mercosul.


Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam