Quinta-feira, 18 de julho de 2019 - 14h19

A aluna Gabrielly Vitória Ferreira Ramos, 17, do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici (RO), foi eleita para representar Rondônia no Parlamento Juvenil do Mercosul – PJM (2018-2020), em Montevidéu (Uruguai), com o projeto utilizando as mídias no incentivo à prática de leitura, desenvolvido pela aluna com a orientação da professora Lucimara Lopes França.
O projeto contou com apoio e incentivo do diretor da Escola Carlos Drummond de Andrade, professor Celso Belchior, e da coordenadora Pedagógica do estabelecimento de ensino, professora Maria do Carmo Lopes de França, que fizeram a inscrição do projeto.
Na última segunda-feira (15), a estudante embarcou para Brasília-DF e permanecerá até o próximo dia 19, onde irá participar do curso de formação e cerimônia de posse do PJM, juntamente com outros 26 jovens dos demais estados e Distrito Federal.
Todos os estudantes são da rede pública, e receberão orientações sobre sua atuação como parlamentar juvenil.
Durante o mandato, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento será produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países membros e associados do Mercosul durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, Uruguai.
A professora Lucimara Lopes França disse que o “PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação”.
Durante o curso de formação em Brasília serão abordados temas como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, jovem e trabalho e participação cívica.
O Prêmio PJM Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com Unicef e o IIDAC, e busca reconhecer, divulgar e premiar a iniciativa do Parlamentar Juvenil do Mercosul.
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Rondônia deu início ao processo de elaboração do novo Plano Estadual de Educação (PEE) que orientará as políticas públicas educacionais para os próx

Ariquemes- Um misto de concentração silenciosa e tensão competitiva tomou conta de uma das salas do Centro Educacional Monteiro Lobato na manhã da ú

Protagonismo feminino na ciência: Meninas conquistam 11.725 medalhas na OBAFOG 2025
As meninas cada vez mais conquistam seu espaço quando o assunto é astronomia. Em 2025, as alunas que participaram da Olimpíada Brasileira de Foguete

Atuação do MPEduc resulta em 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO)
O programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) enviou 20 recomendações ao município de Machadinho do Oeste (RO) com medidas que buscam promove
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)