Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 - 18h29
Agência Brasil
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta sexta-feira (31) que está fazendo plantão judicial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. A entidade disse que monitora em tempo real as movimentação na Justiça com objetivo de garantir maior segurança jurídica à seleção e impedir que ações judiciais atrapalhem a aplicação das provas, marcadas para 8 e 9 de novembro, em todo o país.
A AGU organiza plantões para assegurar a realização do Enem desde 2009. Nos últimos anos, de acordo com a nota divulgada, muitos processos tentaram impedir o andamento da seleção. Até o momento, já foram identificadas 33 ações ajuizada,s referentes à edição de 2014. "Porém, nesta fase anterior à aplicação das provas, a maioria se refere à inscrição dos alunos no exame", diz o texto.
O plantão envolve 145 procuradores federais e 90 advogados da União, e segue até a realização da prova. Além dessa equipe, os advogados públicos deverão garantir que todos os municípios do país estejam sob monitoramento. O plantão proporcionará rápida comunicação entre os advogados públicos que receberem intimações judiciais e os organizadores das provas.
A AGU agirá "em articulação constante" com os procuradores federais que atuam na defesa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização das provas, e com os advogados da Consultoria Jurídica da União que atuam no Ministério da Educação.
Além de garantir a aplicação dos exames, a AGU informa que também atuará para assegurar a legalidade das regras de correção e da disponibilização das provas de redação dos participantes.
O Sebrae em Rondônia está realizando, em Vilhena, um Bootcamp especial direcionado para 225 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da FAVO Es
No último sábado, 28 de junho, o Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveu mais uma edição do Dia de Campo das Agrárias, evento que ac
Porto Velho viveu um momento de emoção e reconhecimento na quinta-feira (26), com a entrega oficial da revitalização completa do Instituto Estadual
Escola do Legislativo divulga programação de cursos durante a 8ª Expobur em Buritis
A Escola do Legislativo (Elero) estará presente na 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), que acontece entre os dias 2 e 6 de jul