Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos do curso de Biomedicina realizam triagens no projeto "Posso escolher"


Acadêmicos do curso de Biomedicina realizam triagens no projeto "Posso escolher" - Gente de Opinião
Nesta quarta-feira (21), acadêmicos do curso de Biomedicina da FIMCA participaram do projeto "Posso escolher", realizado pela Prefeitura de Porto Velho para colocação do dispositivo intra-uterino (DIU) pela rede municipal de saúde. O projeto contará com a participação os estudantes também nos dias 22 e 26.

O projeto, desenvolvido pela Coordenação em Saúde da Mulher, busca trabalhar o planejamento familiar, no Centro de Referência em Saúde da Mulher, tem como objetivo realizar 120 atendimentos em mulheres que tenham interesse de colocar o DIU de cobre pelo SUS.

As mulheres precisam passar por testes rápidos e testes de gravidez, para comprovar que estão aptas para a inserção do dispositivo, pois há contra-indicações. É aí que entra a participação dos acadêmicos de Biomedicina da FIMCA. Eles estão realizando triagem das infeções sexualmente transmissíveis da população feminina que pretende colocar o dispositivo.

Um dos acadêmicos participantes é Hillquias Monteiro Moreira, do 8º período de Biomedicina. Segundo ele, a participação no projeto é uma oportunidade de viver na prática a teoria vista em sala de aula. "Além de estarmos contribuindo com o projeto aprendemos como é a rotina da nossa futura profissão", relata.

O coordenador do curso de Biomedicina, Luan Botelho, destaca a importância deste tipo de atividade para os alunos. "Eles estão prestando um serviço sério e real para a comunidade. Isso aproxima e prepara o acadêmico para o serviço de saúde oferecido no sistema único de saúde. Essas ações capacitam os acadêmico a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo", conta.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais estão abertas em Porto Velho, até dia 26

Mais uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançada em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 26 po

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

Trabalhadores em Educação do Município entregam Carta Aberta de denúncia ao SINTERO

CARTA ABERTA AO SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DE RONDÔNIA - SINTEROA categoria municipal de Porto Velho expressa sua indignação e

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

SENAI-RO abre inscrição para novas turmas de gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) abre as inscrições para 840 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissio

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

Cartilha orienta estudantes com TDAH no Enem

A professora da rede pública Kamila Carvalho de Aguiar Guimarães, egressa do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede da Universidade Fed

Gente de Opinião Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)