Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos da Uniron desenvolvem projetos sustentáveis


Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniron participam do concurso "Casa Familiar Rural", desenvolvido pela Santo Antônio Energia (SAE), em parceria com a instituição, que tem como objetivo o desenvolvimento de projeto arquitetônico socialmente dinâmico e sustentável, destinado a formação profissional e técnica na área rural. Oito equipes, formadas por alunos do 7º ao 10º período, participam da competição. O projeto vencedor será construído pela concessionária no município de Candeias do Jamari, distante cerca de 20 quilômetros de Porto Velho. O local oferecerá cursos técnicos em agronegócio e deve receber jovens de 16 a 18 anos de todo o estado.

O grande desafio dos participantes é desenvolver um projeto de escola de alternância rural que possa ser replicado, criando uma edificação socialmente dinâmica para alunos, professores e sociedade, possibilitando melhorias no ambiente, estimulando a aprendizagem e a formação social dos jovens da área rural.

O elemento arquitetônico deve agregar quesitos básicos, como maior durabilidade, estética, manutenção de baixo custo e funcionalidade. Os critérios de avaliação serão: apresentação, solução funcional, design e sustentabilidade.

Uma das concorrentes é a equipe ARQUIROTAHE, formada por Rogério da Silva (10º), Herlon Ferreira Cidade (9º) e Antônio da Silva Tabosa (10º), que traz a proposta de uma obra em elementos sextavados (formato de hexágono), agregando ao conceito inovador todos os itens do programa de necessidades da obra, que inclui laboratórios científicos e de informática, área de lazer e recreação, alojamentos, quiosques e área de plantio e reaproveitamento do solo.

A ideia é inovar o padrão e promover uma reeducação social, modificando a tradicionalidade, segundo o acadêmico Rogério, líder da equipe. “É uma grande oportunidade e tem sido um grande desafio, porque é a hora de colocar em prática todas as técnicas que aprendemos em sala de aula. O trabalho em equipe tem sido também muito bom para execução do projeto. O 'corujão da arquitetura' teve que funcionar até nas férias”, brinca Rogério, se referindo ao grupo de estudos montado ainda no início do curso.

As perspectivas dos acadêmicos para o mercado têm sido uma das maiores motivações para o concurso. ”Minha visão é que esse projeto vem para abrir portas. É uma oportunidade que o ganhador terá de ser visto por outras empresas. Para a gente, que está terminando o curso, é melhor ainda. Sair da faculdade e já ganhar o concurso seria demais!”, projeta Herton. Segundo ele, o diferencial deste trabalho é que ele pode sair do papel e ganhar forma, de fato, diferente dos projetos feitos em sala de aula, que fazem parte de um contexto acadêmico.

A "Casa Familiar Rural" (CFR) foi criada por padres na França entre 1885 e 1907. No Brasil o conceito chegou em 1974, no Paraná, oferecendo aos jovens do meio rural uma formação técnica e profissional em período integral. A expectativa é de que as obras de construção do projeto vencedor comecem ainda neste ano.

A comissão julgadora é composta pelo gerente de Sustentabilidade da SAE, o biólogo Guilherme Abbad Silveira; o consultor sênior da ONU/Unesco, Dr. Phillip Neves Machado; o diretor executivo do Consórcio Construtor Santo Antônio, engenheiro Délio Ives G. Galvão; a vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (COU-RO) e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, Roseana Vasconcelos; o arquiteto Igor Montenegro, indicado pelo CAU-RO e a gerente de Tecnologia e Informação da UNIRON, Monique Paes.

 
FONTE: UNIRON

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

Governo de Rondônia oferece mais de 1.020 oportunidades em cursos de capacitação

O compromisso do Governo de Rondônia em fortalecer o desenvolvimento econômico e social da população, se reflete na abertura de mais de 1.020 vagas

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

Marcos Rocha lança programa de intercâmbio na Inglaterra para alunos e professores

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, está abrindo portas para uma experiência transformadora para 20 estudantes e 11 professores que irão partici

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Senac/RO estimula à leitura com campanha de doação de livros e palestras

Atento à responsabilidade social no incentivo à leitura e educação, o Senac Rondônia lançou a campanha Interna de doação de livros "Movimente sua Es

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

Greve das universidades e institutos federais deve se intensificar

O governo insistiu nos 0% de reajuste para docentes do Magistério Federal em 2024. Como contrapartida, prometeu reajuste de 9% apenas em 2025 e 3,5%

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)