Porto Velho (RO) sábado, 27 de novembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos da Uniron desenvolvem projetos sustentáveis


Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Uniron participam do concurso "Casa Familiar Rural", desenvolvido pela Santo Antônio Energia (SAE), em parceria com a instituição, que tem como objetivo o desenvolvimento de projeto arquitetônico socialmente dinâmico e sustentável, destinado a formação profissional e técnica na área rural. Oito equipes, formadas por alunos do 7º ao 10º período, participam da competição. O projeto vencedor será construído pela concessionária no município de Candeias do Jamari, distante cerca de 20 quilômetros de Porto Velho. O local oferecerá cursos técnicos em agronegócio e deve receber jovens de 16 a 18 anos de todo o estado.

O grande desafio dos participantes é desenvolver um projeto de escola de alternância rural que possa ser replicado, criando uma edificação socialmente dinâmica para alunos, professores e sociedade, possibilitando melhorias no ambiente, estimulando a aprendizagem e a formação social dos jovens da área rural.

O elemento arquitetônico deve agregar quesitos básicos, como maior durabilidade, estética, manutenção de baixo custo e funcionalidade. Os critérios de avaliação serão: apresentação, solução funcional, design e sustentabilidade.

Uma das concorrentes é a equipe ARQUIROTAHE, formada por Rogério da Silva (10º), Herlon Ferreira Cidade (9º) e Antônio da Silva Tabosa (10º), que traz a proposta de uma obra em elementos sextavados (formato de hexágono), agregando ao conceito inovador todos os itens do programa de necessidades da obra, que inclui laboratórios científicos e de informática, área de lazer e recreação, alojamentos, quiosques e área de plantio e reaproveitamento do solo.

A ideia é inovar o padrão e promover uma reeducação social, modificando a tradicionalidade, segundo o acadêmico Rogério, líder da equipe. “É uma grande oportunidade e tem sido um grande desafio, porque é a hora de colocar em prática todas as técnicas que aprendemos em sala de aula. O trabalho em equipe tem sido também muito bom para execução do projeto. O 'corujão da arquitetura' teve que funcionar até nas férias”, brinca Rogério, se referindo ao grupo de estudos montado ainda no início do curso.

As perspectivas dos acadêmicos para o mercado têm sido uma das maiores motivações para o concurso. ”Minha visão é que esse projeto vem para abrir portas. É uma oportunidade que o ganhador terá de ser visto por outras empresas. Para a gente, que está terminando o curso, é melhor ainda. Sair da faculdade e já ganhar o concurso seria demais!”, projeta Herton. Segundo ele, o diferencial deste trabalho é que ele pode sair do papel e ganhar forma, de fato, diferente dos projetos feitos em sala de aula, que fazem parte de um contexto acadêmico.

A "Casa Familiar Rural" (CFR) foi criada por padres na França entre 1885 e 1907. No Brasil o conceito chegou em 1974, no Paraná, oferecendo aos jovens do meio rural uma formação técnica e profissional em período integral. A expectativa é de que as obras de construção do projeto vencedor comecem ainda neste ano.

A comissão julgadora é composta pelo gerente de Sustentabilidade da SAE, o biólogo Guilherme Abbad Silveira; o consultor sênior da ONU/Unesco, Dr. Phillip Neves Machado; o diretor executivo do Consórcio Construtor Santo Antônio, engenheiro Délio Ives G. Galvão; a vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia (COU-RO) e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRON, Roseana Vasconcelos; o arquiteto Igor Montenegro, indicado pelo CAU-RO e a gerente de Tecnologia e Informação da UNIRON, Monique Paes.

 
FONTE: UNIRON

Mais Sobre Educação

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

IFRO publica edital para abertura do Concurso Público para preenchimento de 41 vagas na instituição

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulgou nesta quarta-feira, 24/11/2021, na Seção 3 do Diário Oficial da Un

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

Hildon Chaves anuncia bonificação de fim de ano aos professores durante Congresso Municipal de Educação

O V Congresso Municipal de Educação iniciou, nesta quarta-feira (24), em Porto Velho. O evento reúne mais de 5 mil professores e diretores escolares p

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet podem participar da chamada escolar de forma presencial em Porto Velho

Pais e responsáveis sem acesso à internet, ou com dificuldades de manuseio de aparelho eletrônico, podem buscar, até a próxima sexta-feira (26), um do

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Vencedores do prêmio Boas Práticas são anunciados durante Congresso Municipal de Educação em Porto Velho

Os dez vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas foram reconhecidos nesta quarta-feira (24). A premiação aconteceu durante a solenidade de abe