Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos da Faro interagem com magistrada


Os acadêmicos entre o 2º e 10º períodos do curso de direito da Faculdade de Rondônia – FARO participaram na noite desta terça-feira (26) do programa Justiça do Trabalho Vai à Escola do TRT da 14ª Região, no auditório da Faculdade. A juíza do trabalho substituta Solainy Beltrão dos Santos, que atua na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho, falou do tema “Procedimentos nas Audiências Trabalhistas” e do dia a dia nas salas de audiência em Vara do Trabalho.


Conciliação

A juíza destacou o papel da conciliação na solução dos conflitos, que alguns casos as demandas surgem nem tanto por questões pecuniárias, mas sim por uma simples questão de mágoas e sentimentos feridos. Já houve caso em que as partes resolveram seu processo com um simples aperto de mão, pois era o que mais incomodava ambos.

Nas audiências na Justiça do Trabalho, ressalta a magistrada, as tentativas de conciliação é obrigatória, e depois de ouvir as partes e até algumas testemunhas muitas vezes faz com que as partes reflitam um pouco mais sobre os valores e muitas vezes percebem e a via do acordo fica realmente bom para ambas as partes.


De acordo com a coordenadora do Curso de Direito da FARO, Maria Idalina Rezende  Costa, a presença da Justiça do Trabalho na Faculdade e interagindo com os acadêmicos e professores foi de grande relevância, é sempre muito importante os alunos saírem um pouco do campo teórico e interagirem com um juiz, e neste caso a juíza Solainy desempenhou um papel fundamental para esclarecer muitas dúvidas, disse a coordenadora.

Para a professora Verônica Nascimento, essa aproximação da Justiça do Trabalho com a sociedade, e em especial aos estudantes é fundamental, pois além de ampliar o conhecimento os acadêmicos se sente mais prestigiados e importantes para o judiciário trabalhista, concluiu.

As servidoras Maria do Socorro Carvalho e Sílvia Emília Miranda, da Secretaria Judiciária, participaram da atividade e distribuíram cartilha sobre Direitos e Deveres trabalhistas.

Ascom/TRT14 (Celso Gomes)
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

Prêmio Educador Transformador acontece em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia realizou nessa quinta-feira (12), no município de Ariquemes, o Prêmio do Programa Educador Transformador. A premiação que é uma

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

Inscrições para cursos profissionalizantes remotos em todo o estado seguem até dia 19 de fevereiro

O ensino online está proporcionando qualificação de mão de obra em todos os 52 municípios de Rondônia. Com o objetivo de manter esse ritmo de expans

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

Comunidade acadêmica presta homenagem à professora Juliana Santiago em ato de união e solidariedade

A comunidade acadêmica da Faculdade Metropolitana retomou as aulas na manhã desta terça-feira (10), após três dias de luto institucional decretados

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Governo de Rondônia celebra avanços na Educação durante Abertura do Ano Letivo 2026

Com o tema “Transformando Vidas por meio da Educação”, o governo de Rondônia deu início ao ano letivo de 2026, marcando uma nova temporada de avanços

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)