Terça-feira, 12 de julho de 2016 - 21h15
Maquete representa funcionalidade do projeto.
O acadêmico concluinte de Sistemas de Informação da Uniron, Assis Junior, desenvolveu um projeto para controle de ambientes, onde a partir do manuseio do computador ou celular com acesso a internet, o usuário se conecta à sua casa e pode controlar através de dispositivos, o sistema de água, energia, fazer a ativação de alarmes, portões eletrônicos, entre outros recursos. Um dos objetivos, segundo Assis, é promover a sustentabilidade.
Logo no início da graduação, o egresso contou que surgiu o interesse nas disciplinas relacionadas a hardware e software, o que faria a ideia do projeto ser amadurecida ainda no segundo período. O aprimoramento foi feito com ajuda dos professores e, então, a iniciativa logo se tornaria viável.
“Eu estou aperfeiçoando. Têm algumas melhorias que seriam interessantes de aplicar, como os sensores de movimento, e eu quero programar também em relação a segurança como alarme, mas ele hoje faz o controle de qualquer dispositivo, seja ar-condicionado, bomba, caixa d’água, entre outros itens”, explicou.
Futuramente, o projeto poderá ser implementado na Faculdade Uniron, mas por enquanto o objetivo é que a ferramenta seja adequada às necessidades de quem procura praticidade.
“A possibilidade de poder ter o projeto aplicado na Uniron é, sem dúvida, um grande passo. Atualmente temos ele funcionando em uma grande maquete, que simula a realidade em tamanho reduzido com lâmpadas e alguns dos aparelhos que usamos em casa. Com as adaptações, o dispositivo ficará dinâmico e adaptável de acordo com a necessidade do usuário. O prazo de teste é de um mês, mas para deixar totalmente em funcionamento poderá levar cerca de três meses”, explicou Assis.
Fonte: Larissa Evelin Araujo Vieira
Porto Velho: Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgou nesta segunda-feira (12) a homologação do resultado final do Edital Nº 02/2025/SEMED do processo s
Mães conciliam rotina materna com capacitação profissional
Mães de diversas faixas etárias estão conciliando a rotina materna com a profissionalização. Essa nova realidade, vivenciada em lares de Rondônia, s
PS UNIR 2025: divulgada 4ª chamada de matrículas para o curso de Medicina
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital de convocação em 4ª Chamada para Matrículas dos aprovados no PS UNIR 2025 para o curso de
Vilhena oferece cursos gratuitos de Libras e de filmagem e edição de vídeos
A população de Vilhena também será contemplada com os cursos básicos gratuitos de Libras para atendimento ao público e de Filmagem e edição de vídeo