Porto Velho (RO) domingo, 5 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

Aberto oficialmente ano letivo em escola de Tempo Integral em Alta Floresta do Oeste e mais nove municípios



O secretário de Estado da Educação, Waldo Alves, abriu nesta segunda-feira (6) o ano letivo de dez Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral Novo Tempo, que ocorreu oficialmente em Alta Floresta do Oeste, na Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Gente de Opinião

A proposta pedagógica do programa, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação

Rondônia aderiu ao Programa de Fomento à implementação de Escolas em Tempo Integral e 6.530 estudantes do Ensino Médio de dez escolas da rede estadual estão participando diariamente de uma jornada de 9h30.

Também foi implantado o Tempo Integral nas escolas Brasília (Porto Velho), Marechal de Farias Cordeiro (Pimenta Bueno, Alejando Yague Mayoir (Ji-Paraná), Josino Brito (Cacoal), Juscelino Kubistchek (Alta Floresta), Cândido Portinari (Rolim de Moura), Capitão Silvio de Farias (Jaru), Simon Bolivar (Guajará-Mirim)  e 7 de Setembro (Espigão).

Em Rondônia, a implementação do programa conta com a assessoria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, que tem se destacado com uma metodologia diferenciada e que, com isso, possui o melhor indicador da Educação Básica (Ideb) do País.

A proposta pedagógica do programas, segundo o secretário Waldo Alves, é cumprir a Meta 06 do Plano Estadual de Educação (PEE/RO), e oferecer, no mínimo, 20% das escolas públicas de educação básica até o final do período da vigência do plano.
 
O Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) realiza o evento de acolhimento em todas as dez unidades escolares de Rondônia concomitantemente com a presença de alunos egressos do modelo da Escola da Escolha do Estado de Pernambuco.
 
Em sua mensagem aos estudantes, professores e trabalhadores em educação da Escola Juscelino Kubitschek, o secretário Waldo destacou o esforço que o governador Confúcio Moura vem desenvolvendo para melhorar a qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede estadual e, para tanto, “muitas são as mudanças que estão ocorrendo e que serão gradativamente implantadas em sua gestão à frente da Seduc”.
 
Ao término da solenidade, o secretário inspecionou as dependências da escola e aproveitou para manter contato direto com professores, estudantes e pais de alunos, pois é uma oportunidade de ouvir as demandas da comunidade para o setor educacional.
 
A carga horária semanal é de 2.250 minutos, sendo que do total de 9h30 na escola, haverá 7h39 de aulas, que serão de 50 minutos, com 40 minutos de intervalo (20 pela manhã e os outros 20 à tarde). O estudante terá 1h20 para o almoço no refeitório da escola.
 
A professora Tamara Kasper é a coordenadora geral do programa e contará com a coordenação pedagógica de Adriana Nobre; Samantha Moreira, da área de infraestrutura; e na área de Gestão estará Elisângela Araújo.

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação
Secom - Governo de Rondônia

Mais Sobre Educação

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Campus Porto Velho Calama abre seleção para Pós-Graduação Lato-Sensu em ensino de Ciências e Matemática

Por meio do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Depesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-IFRO, Cam