Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Abertas inscrições para o 1º Seminário de Direito Tributário em Rondônia



Sob a coordenação do Tribunal Administrativo de Tributos Estaduais (Tate), a Secretaria Estadual de Finanças (Sefin) realizará, nos dias 25 e 26 deste mês, o 1º Seminário de Direito Tributário, numa parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB-RO). Os interessados podem fazer a inscrição, gratuitamente, online.

Maria do Socorro Barbosa Pereira explica do que se trata o Tribunal Administrativo de Tributos Estaduais (Tate). “É um órgão que julga de forma administrativa os autos de infração que se referem ao fisco estadual”, disse a presidente do Tate.

Se o contribuinte discordar do auto de infração, pode entrar com recurso administrativo, e se continuar discordando do resultado, pode entrar com ação junto ao Tribunal de Justiça.

Quanto ao seminário, irá abordar o direito tributário, que é um dos ramos mais complexos da dogmática jurídica existente, por isso o evento é voltado mais ao público científico, mas qualquer pessoa que tenha interesse no assunto também pode participar.

O evento será realizado no auditório da sede da OAB/RO, que fica na rua Paulo Leal. A abertura acontecerá no dia 25, às 19h30, e terá continuidade no dia 26.

Os cinco palestrantes são Breno Dias de Paula, conselheiro federal da OAB e presidente da Comissão de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB; Erich Endrilho, presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/DF; José Hable, presidente do Tribunal de Recursos Fiscais do Distrito Federal (Tarf/DF); José Renato de Deus, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/RO; e Maria do Socorro Barbosa Pereira, presidente do Tate-RO.


Fonte
Texto: Eleni Caetano
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

Chamada Escolar 2026: matrículas da rede estadual acontecem de 19 a 23 de janeiro

A matrícula online para o ano letivo de 2026 da rede pública estadual de ensino ocorre de 19 a 23 de janeiro, contemplando os demais alunos que não

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

Abertas 12 vagas de estágio remunerado para atuação na Reitoria do IFRO em Porto Velho

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu Processo Seletivo para contratação de estagiários que atuarão na Reit

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

Senac Rondônia lança três editais com cursos gratuitos para Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru em 2026

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Rondônia (Senac/RO) lançou três editais de seleção pública para a oferta de cursos gratuitos por mei

Da sala de aula à residência: a história de Iasmine Tossatti e o que a excelência da Medicina da Faculdade Metropolitana representa na vida real

Da sala de aula à residência: a história de Iasmine Tossatti e o que a excelência da Medicina da Faculdade Metropolitana representa na vida real

A trajetória de Iasmine Tossatti, egressa do curso de Medicina da Faculdade Metropolitana de Rondônia, não começa na aprovação em primeiro lugar na

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)