Quinta-feira, 18 de agosto de 2011 - 07h19
A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia - ADUNIR, realizará no próximo sábado ( 20), a partir das 20 horas, na sua sede campestre, na estrada da Areia Branca ( 2km após a fábrica da Coca-Cola), o 3º Sarau na ADUNIR. A entrada é um 1kg de alimento não perecível. Informações pelos fones 9987 3551 e 9956 1031. A coordenação do evento avisa que terá ônibus saindo UNIR-Centro às 19h e 21h.
Um dos coordenadores do 3º Sarau na ADUNIR , professor Edilson Lobo do Nascimento disse que o 3º Sarau na Adunir tem por objetivo: “Estimular o intercâmbio artístico com a participação de atores, cantores, instrumentistas e outros artistas da cidade de Porto Velho e de artistas residentes em outras cidades do Estado; proporcionar uma maior integração sociocultural dos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia com outros estudantes de faculdades privadas e da comunidade em geral, assim como, possibilitar aos moradores da cidade de Porto Velho desfrutar das manifestações artísticas e culturais de Rondônia”.
Carlinhos Maracanã, experimentado produtor cultural do Estado, que também está na comissão organizadora do evento disse que: “As apresentações no 3º Sarau na ADUNIR, serão mescladas entre músicos instrumentistas, cantores, atores e atrizes, poetas e cantadores, oportunizando assim a mostra de várias manifestações artísticas.”
O professor Adilson Siqueira , também um dos coordenadores do evento, depois de explicar como se deu a ocupação da região onde está situado Rondônia, observou que hoje o Estado passa por um novo período, tanto econômico, quanto de formação sociocultural devido à construção das Usinas Hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no rio Madeira e isso promoveu a chegada de um grande contingente de pessoas de todas regiões do Brasil principalmente na cidade de Porto Velho.
Para Adilson Siqueira a fase de desenvolvimento que vivemos hoje não pode nos deixar de olhos fechados para a promoção da cultura aqui existente, pois, basta dos que aqui chegam, para construir suas vidas, por desconhecimento e às vezes até mesmo por empáfia, menosprezar nossa cultura, promovendo na sua ignorância e arrogância, constantes agressões ao nosso patrimônio históricos e cultural, tanto material quanto imaterial.
Siqueira cita Sepé Tiaraju, líder guerreiro indígena nas lutas contra as tropas luso-brasileira e espanhola na chamada guerra Guaranítica na região dos Sete Povos das Missões onde habitavam aproximadamente trinta mil guaranis ( 1750) que vendo a ganância dos estrangeiros para invadir as terras secularmente indígena disse: “ Essa terra tem dono”. “É preciso dizer para essa gente gananciosa que aviltam nosso patrimônio histórico e cultural que essa terra tem dono. O 3º Sarau na Adunir também tem esse objetivo”, disse o professor.
A realização do 3º Sarau na Adunir é do Movimento Cultural em Defesa da Cultura Rondoniense e da Associação dos Docentes da UNIR – Adunir. Conta com apoio da UNIR, SECEL, CEC/SEDUC, FECOMÉRCIO, Fundação Iaripuna, Maysa Cerimonial e Eventos, Núcleo de Ciências Humanas – NCH, Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas – NUCSA, TV Candelária, Rádio Cayari, SEBRAE, SIM/RO – Sind. dos Músicos do Estado de Rondônia, Academia Rondoniense de Letras, Minalinda. E a Comissão Organizadora do evento é formada por Adilson Siqueira de Andrade,Edilson Lobo do Nascimento, Maria Cristina Victorino de França, Marcos de Sousa, Carlinhos Maracanã e Adaides Batista – Dadá.
Fonte: ADUNIR
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Intoxicação alimentar – mais de cem estudantes passam mal após jantar no restaurante da UNIR
Um grupo de mais de cem acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tiveram que procurar atendimento médico depois de jantar no Restaurant

A produção acadêmica e a pesquisa em tecnologias de baixo custo na Amazônia foram destaque no VIII Congresso Amazônico EAD (AMAZÔNICO EAD), realizad

Alunos da Escola Moisés Umbelino recebem prêmios de concurso nacional
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Moisés Umbelino Gomes, do bairro Jardim Capelasso (2º distrito), fez entrega, hoje 27, dos prêmios aos alun

Elevar a escolaridade e abrir novas oportunidades de trabalho para jovens que precisaram interromper os estudos. Esse é o propósito do Programa Naci
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)