Quarta-feira, 20 de maio de 2020 - 17h45

Pautando-se na antiguidade clássica grega, a primeira configuração do pedagogo se fez na ação de conduzir as crianças à escola. Atualmente, são tantos os espaços, caminhos e campos de atuação do pedagogo, que já não se imagina a educação escolar sistematizada ou social sem a presença desta figura que, no seio da Pedagogia como Ciência da Educação, protagoniza a articulação entre as diversas áreas do conhecimento, contribuindo para que coabitem como irmãs a Filosofia, a Antropologia, a História, a Economia, a Psicologia, as Linguagens, as Artes, as Ciências, sejam Naturais, Exatas ou Sociais Aplicadas; aglutinando-as em um contexto iminentemente contraditório, harmonizando a formação de seres humanos que fundaram o passado, constroem o presente e responderão pelo futuro.
Este profissional se fez conduzindo outrora, na condição de escravo, como um guia de caminhos objetivos para atualmente, embora sob condições subjetivas, fomentar o pensamento crítico e fortalecer a capacidade de agir em prol da transformação social por meio da escola. Hoje, o pedagogo é aquele que conduz outros seres humanos, grandes ou pequenos, rumo à liberdade.
São muitos os ambientes que o pedagogo tem como palco! Nas organizações, instituições, entidades e empresas, ele é a “liga”, que busca promover condições para se continue aprendendo. É nos grupos de trabalho que este profissional se destaca como um ente que pensa em novas possibilidades de converter ideias em projetos, resultantes em ações factíveis, trazendo benefícios para grandes grupos. É na sala de aula que o pedagogo se conecta com tantas histórias de vida, às quais vão se tornando a sua própria causa de existência e luta.
E nessa “aventura” são inúmeras as possibilidades de formar pessoas e constituir a si próprio como um ser humano cada vez melhor. Saudemos com orgulho a bravura de quem se faz condutor de vidas para que mais pessoas se apropriem dos bens culturais elaborados, no sentido de contribuir para a formação de seres transformadores do nosso tempo a partir da ação de despertar consciências. A vocês, acadêmicos de Pedagogia e pedagogos já consagrados, soam os aplausos de hoje e de sempre, por não se deixarem frear, mesmo quando as possibilidades são tão adversas, e por prosseguirem semeando esperança e conhecimentos, tendo como principal ferramenta a confiança no ser humano.
Uma Homenagem do corpo docente e discente do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana.
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A colonização dirigida de Rondônia, nas décadas de 1970 e 1980 visou reduzir os tensionamentos em outras regiões do Brasil apregoando terras em abun

A Terra é Meu Quilombo reforça a resistência ancestral em Rondônia
De 17 a 26 de novembro de 2025, o Quilombo Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques (RO), será o palco do evento A Terra é Me

UNIR conquista nota máxima em avaliação do MEC
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) obteve nota máxima, conceito 5, no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC), realizado

Transporte fluvial é disponibilizado pelo governo de RO para alunos ribeirinhos durante Enem 2025
O governo de Rondônia mobilizou esforços para garantir que os estudantes de comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira, em Porto Velho, tivessem trans
Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)