Quarta-feira, 20 de maio de 2020 - 17h45

Pautando-se na antiguidade clássica grega, a primeira configuração do pedagogo se fez na ação de conduzir as crianças à escola. Atualmente, são tantos os espaços, caminhos e campos de atuação do pedagogo, que já não se imagina a educação escolar sistematizada ou social sem a presença desta figura que, no seio da Pedagogia como Ciência da Educação, protagoniza a articulação entre as diversas áreas do conhecimento, contribuindo para que coabitem como irmãs a Filosofia, a Antropologia, a História, a Economia, a Psicologia, as Linguagens, as Artes, as Ciências, sejam Naturais, Exatas ou Sociais Aplicadas; aglutinando-as em um contexto iminentemente contraditório, harmonizando a formação de seres humanos que fundaram o passado, constroem o presente e responderão pelo futuro.
Este profissional se fez conduzindo outrora, na condição de escravo, como um guia de caminhos objetivos para atualmente, embora sob condições subjetivas, fomentar o pensamento crítico e fortalecer a capacidade de agir em prol da transformação social por meio da escola. Hoje, o pedagogo é aquele que conduz outros seres humanos, grandes ou pequenos, rumo à liberdade.
São muitos os ambientes que o pedagogo tem como palco! Nas organizações, instituições, entidades e empresas, ele é a “liga”, que busca promover condições para se continue aprendendo. É nos grupos de trabalho que este profissional se destaca como um ente que pensa em novas possibilidades de converter ideias em projetos, resultantes em ações factíveis, trazendo benefícios para grandes grupos. É na sala de aula que o pedagogo se conecta com tantas histórias de vida, às quais vão se tornando a sua própria causa de existência e luta.
E nessa “aventura” são inúmeras as possibilidades de formar pessoas e constituir a si próprio como um ser humano cada vez melhor. Saudemos com orgulho a bravura de quem se faz condutor de vidas para que mais pessoas se apropriem dos bens culturais elaborados, no sentido de contribuir para a formação de seres transformadores do nosso tempo a partir da ação de despertar consciências. A vocês, acadêmicos de Pedagogia e pedagogos já consagrados, soam os aplausos de hoje e de sempre, por não se deixarem frear, mesmo quando as possibilidades são tão adversas, e por prosseguirem semeando esperança e conhecimentos, tendo como principal ferramenta a confiança no ser humano.
Uma Homenagem do corpo docente e discente do Curso de Pedagogia da Faculdade Metropolitana.
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Últimos dias para se candidatar a uma das 400 vagas no Processo Seletivo Simplificado do IFRO
Terminam dia 28 de junho as inscrições no PSS 2026/2 (Processo Seletivo Simplificado) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rond

Sebrae em Rondônia e SEDUC encerram Jornada Despertar após semana de imersão educacional
Após uma semana de atividades intensas e troca de experiências entre educadores, encerra nesta sexta-feira (26) a formação Jornada Despertar, realiz

Escolas estaduais de Rondônia conquistam posições de destaque no Enem 2025
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 evidenciaram o desempenho de escolas da Rede Estadual de Ensino de Rondônia, que conquis

A IFMSA Brazil UNNESA alcançou um importante resultado científico durante a Jornada de Ginecologia e Obstetrícia de Rondônia (JOGOR) 2026, um dos pr
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)