Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

1ª Exposição de Arquitetura e Urbanismo foi um sucesso


Os acadêmicos, professores, a coordenação e a direção da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, ainda comemoram o sucesso da 1ª Exposição do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIMCA, realizada no Campus da instituição entre os dias 15 e 17 deste mês. O evento foi considerado um sucesso “porque demonstrou para o aluno1ª Exposição de Arquitetura e Urbanismo foi um sucesso - Gente de Opinião que há mais opções de estudo que vão além da sala de aula, como a pesquisa, por exemplo, o espaço do estágio de pesquisa, que faz a aproximação da faculdade com o campo científico”, destacou o diretor geral da FIMCA, Dr. Aparício Carvalho.

A solenidade de abertura, no auditório da instituição, transcorreu com expressiva partição dos acadêmicos que acompanharam em seguida a palestra sobre o tema “Ética, Crescimento e Arquitetura”, proferida pelo engenheiro mecânico Eduardo Esteves, especialista em Gerência de Marketing.

Durante a palestra, cartazes inspirados na Semana da Arte Moderna, elaborados pelos acadêmicos do 2º período, estiveram em exposição no hall do auditório, inclusive com a distribuição de um CD com músicas de Ernani Braga, Frutuoso Viana, Guiomar Novaes e Villa Lobos, inspiradas na Semana da arte Moderna de 1922.

Concomitantemente, no hall do Prédio Azul, outras exposições estavam em andamento: maquetes de prédios abstratos, confeccionadas pelos alunos do 3º período; exposição do Cubo da Criatividade a cargo da turma do 4º período; maquetes de móveis construídas pelos integrantes do 5º período; e uma exposição do 6º período com o tema “Caminhos da Construção”. Durante os três dias as peças estiveram em exposição, recebendo grande número de visitantes.

No segundo dia, sexta-feira, os participantes ouviram uma palestra com o tema: “desenvolvimento Urbano – uma análise ambiental constitucional”, com o mestre em Direito Ambiental Ilmar Baldo Júnior.

A 1ª Exposição do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FIMCA foi encerrada no sábado, dia 17/03, com um workshop liderado pelo mestre em Direito Ambiental Ilmar Baldo Júnior, para a discussão e reflexão sobre diversos temas ligados à área.
 

1ª Exposição de Arquitetura e Urbanismo foi um sucesso - Gente de OpiniãoAvaliação da Coordenação

Conforme a coordenadora do curso, professora Marta Esteves, o evento superou todas as expectativas e seu sucesso aumentou bastante o nível de satisfação e motivação dos acadêmicos e professores, reforçando a credibilidade em relação ao rumo que o curso esta seguindo. “Exemplo disso é o fato dos alunos já estarem se movimentando para a realização de novas mostras, onde certamente continuaremos tendo trabalhos dignos de futuros arquitetos”, destacou.

“Fiquei contente com a exposição de um modo geral, principalmente com o envolvimento, participação e empenho dos acadêmicos, além de perceber a preocupação dos mesmos com a qualidade dos trabalhos expostos. Achei muitíssimo positivo vê-los expondo seus conhecimentos adquiridos de cada disciplina, permeados de beleza, bom acabamento, funcionalidade, ordenação, todas estas habilidades essenciais para o profissional arquiteto. Creio que, com este evento, ganhamos maior visibilidade, começamos a mostrar a identidade do curso de Arquitetura. As pessoas paravam para apreciar, comentavam, o que é bom, e parabenizavam, o que é melhor ainda. Em resumo, o evento chamou a atenção não só do publico interno da FIMCA, mas também daqueles de fora, que vieram participar conosco deste evento”,ressaltou ainda a coordenadora.

Quanto aos temas e ao nível dos palestrantes, a professora Marta Esteves considerou que “além de importantes conhecimentos acerca das questões relativas ao planejamento urbano e meio ambiente, as palestras e os discursos de abertura e fechamento dos trabalhos foram ricos em reflexões. Falou-se de sonhos, de realizações e das posturas e comportamentos éticos que levam ao sucesso profissional e pessoal”, finalizou.

1ª Exposição de Arquitetura e Urbanismo foi um sucesso - Gente de Opinião
 

Expositores e Premiação

Participaram do evento os alunos do 2º ao 6º períodos:
 

2º Período -

Disciplina de Plástica

Prof. Carla Tames

Tema: Semana da Arte Moderna

(exposição de trabalhos sem premiação)
 

3º Período-

Disciplina de Maquetes e Modelos

Prof. Luciene Mesquita

Tema: Maquetes volumétricas de prédios

1º lugar: Felipe Michel Teixeira Rodrigues Fernandes

2º lugar: dupla Caio Felipe Chiquito dos Santos e Cibelly Carolina Oliveira de Moura

3º lugar: trio Rayane Regina Lima Barbosa, Silvia de Jesus Pereira Lima e Alcineia Custodio Ferreira
 

4º Período -

Prof. Luciene Mesquita

Tema: Cubo da Criatividade

(exposição de trabalhos sem premiação)
 

5º Período -

Disciplina de Arquitetura de Interiores

Prof. Luciene Mesquita

Tema: Maquete de Móveis

1º lugar: Viviam Lee Abreu Magalhães de Sá

2º lugar: Patrícia Messias de Carvalho

3º lugar: Elayne da Costa Souza
 

6º Período -

Disciplina de Computação gráfica

Prof. Rafaela Sartori

Tema: Caminhos da Construção

1º lugar: grupo representado por Handerson Barbosa Araújo

2º lugar: grupo representado por Rhuana Ribeiro da Costa

Fonte: Sérgio Mello

 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a