Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

1ª Escola Bilíngue para surdos da Região Norte em PVH


Ao som do naipe de metais do quinteto Mad Maria, formado por professores da Escola Municipal de Música da Zona Leste, foi inaugurada na manhã da última sexta-feira (12/04) a Escola Municipal Bilíngue para Surdos de Porto Velho. O Hino Nacional foi cantado em libras e em Português pelos presentes e, após isso, ocorreram discursos e o descerramento da placa inaugural.

A diretora da Escola Bilíngue, Ariana Boaventura, assim como Indira Stédile, da Associação dos Surdos de Porto Velho, foram elogiadas pelos oradores, mas o prefeito, especialmente, teceu grandes elogios aos esforços de ambas para que a Escola se tornasse uma realidade no município. “Há muito discurso sobre a integração das pessoas com necessidades especiais na sociedade, mas ações concretas do poder público são raras. Nesse sentido, a Escola Bilíngue de Porto Velho marca uma nova etapa no sistema educacional, não somente do município de Porto Velho, mas de nosso estado”, declarou o secretário municipal da Educação, Marcos Rocha.

Segundo as declarações do prefeito Mauro Nazif, a instalação da Escola Bilíngue inaugura uma nova forma de tratamento para os deficientes auditivos em Porto Velho. “Devemos agradecer os vereadores que votaram rapidamente todos os assuntos ligados a essa iniciativa da Escola. Agradecemos também o trabalho incansável das professoras Ariana e Indira para que essa escola se tornasse uma realidade. Todos somos contemplados com essa inauguração, pois uma cidade que sabe tratar bem seus cidadãos é uma cidade em que vale a pena viver”, declarou o prefeito.

A Escola Municipal Bilíngue de Porto Velho está aparelhada para atender a cento e cinquenta alunos e contêm quatro salas de aula, cozinha, auditório para eventos, secretaria e diretoria. O atendimento será dado da pré-escola ao quinto ano do fundamental. “Após essa etapa, o aluno que quiser continuar sua formação em outras escolas poderão fazer isso com naturalidade, porque já aprenderam a dominar suficientemente as duas línguas, a libras e o português, para atingirem êxito em suas necessidades de comunicação”, esclarece o secretário Rocha.

Uma cidade que tem oito mil surdos precisa agir se quiser realmente promover integração social. Essa foi um das declarações do prefeito que emocionado acrescentou que “com a inauguração dessa escola estamos dando um passo concreto no sentido de promover justiça a um grupo que é historicamente deixado às margens. Mas nossas metas são maiores, queremos ainda em 2014 poder termos uma escola de funcionamento integral. Vamos trabalhar para que, novamente, nossos sonhos se tornem realidade”, declarou o prefeito.

À solenidade compareceu além do prefeito Mauro Nazif, seu secretariado municipal; o senador Acyr Gurgacz; o Chefe de Gabinete do Governador, Waldemar Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Queiroz e os vereadores Ana Maria Negreiros, Fatinha, Márcio Paceli, Valter Canuto, Dindim, Jurandir Bengala, Jair Montes e Fogaça.

Fonte: Renato Menghi

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

Brasil institui o Mês Nacional das Olimpíadas Científicas e do Conhecimento

O Brasil passou a reconhecer oficialmente a importância das olimpíadas científicas com a sanção da Lei nº 15.331, de 7 de janeiro de 2026, que insti

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

UNIR entra na última semana de inscrições do​ Processo Seletivo Especial 2026 para vagas ociosas

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) está na última semana de inscrições do Processo Seletivo Especial (PS Especial) 2026, destinado ao preench

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

Prefeitura de Porto Velho retifica cronograma do Edital que trata da contratação de professores

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Administração (Semed), publicará nesta

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

Prefeitura quita passivos históricos, garante melhorias na educação e esclarece manifestações sobre abono

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vem a público esclarecer os fatos relacionados às recentes manife

Gente de Opinião Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)