Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
×
Gente de Opinião

Educação

1ª Escola Bilíngue para surdos da Região Norte em PVH


Ao som do naipe de metais do quinteto Mad Maria, formado por professores da Escola Municipal de Música da Zona Leste, foi inaugurada na manhã da última sexta-feira (12/04) a Escola Municipal Bilíngue para Surdos de Porto Velho. O Hino Nacional foi cantado em libras e em Português pelos presentes e, após isso, ocorreram discursos e o descerramento da placa inaugural.

A diretora da Escola Bilíngue, Ariana Boaventura, assim como Indira Stédile, da Associação dos Surdos de Porto Velho, foram elogiadas pelos oradores, mas o prefeito, especialmente, teceu grandes elogios aos esforços de ambas para que a Escola se tornasse uma realidade no município. “Há muito discurso sobre a integração das pessoas com necessidades especiais na sociedade, mas ações concretas do poder público são raras. Nesse sentido, a Escola Bilíngue de Porto Velho marca uma nova etapa no sistema educacional, não somente do município de Porto Velho, mas de nosso estado”, declarou o secretário municipal da Educação, Marcos Rocha.

Segundo as declarações do prefeito Mauro Nazif, a instalação da Escola Bilíngue inaugura uma nova forma de tratamento para os deficientes auditivos em Porto Velho. “Devemos agradecer os vereadores que votaram rapidamente todos os assuntos ligados a essa iniciativa da Escola. Agradecemos também o trabalho incansável das professoras Ariana e Indira para que essa escola se tornasse uma realidade. Todos somos contemplados com essa inauguração, pois uma cidade que sabe tratar bem seus cidadãos é uma cidade em que vale a pena viver”, declarou o prefeito.

A Escola Municipal Bilíngue de Porto Velho está aparelhada para atender a cento e cinquenta alunos e contêm quatro salas de aula, cozinha, auditório para eventos, secretaria e diretoria. O atendimento será dado da pré-escola ao quinto ano do fundamental. “Após essa etapa, o aluno que quiser continuar sua formação em outras escolas poderão fazer isso com naturalidade, porque já aprenderam a dominar suficientemente as duas línguas, a libras e o português, para atingirem êxito em suas necessidades de comunicação”, esclarece o secretário Rocha.

Uma cidade que tem oito mil surdos precisa agir se quiser realmente promover integração social. Essa foi um das declarações do prefeito que emocionado acrescentou que “com a inauguração dessa escola estamos dando um passo concreto no sentido de promover justiça a um grupo que é historicamente deixado às margens. Mas nossas metas são maiores, queremos ainda em 2014 poder termos uma escola de funcionamento integral. Vamos trabalhar para que, novamente, nossos sonhos se tornem realidade”, declarou o prefeito.

À solenidade compareceu além do prefeito Mauro Nazif, seu secretariado municipal; o senador Acyr Gurgacz; o Chefe de Gabinete do Governador, Waldemar Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal, vereador Alan Queiroz e os vereadores Ana Maria Negreiros, Fatinha, Márcio Paceli, Valter Canuto, Dindim, Jurandir Bengala, Jair Montes e Fogaça.

Fonte: Renato Menghi

 

Mais Sobre Educação

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Prorrogadas as inscrições de seleção do IFRO para o primeiro semestre de 2022

Foi prorrogada até o dia 20/12/2021 a seleção de alunos que ingressarão no primeiro semestre de 2022 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

SENAI Rondônia prorroga inscrições para cursos gratuitos

Aqueles que almejam oportunidade de fazer um curso gratuito para se qualificar profissionalmente, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de R

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

30 novos parquinhos em escolas de Vilhena: compra acontece com emenda de Luizinho Goebel

Uma completa renovação dos parquinhos das escolas municipais foi providenciada neste ano para acontecer em breve. A Secretaria Municipal de Educação

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Alunos da rede municipal em Porto Velho são atendidos pelo Programa Saúde

Buscando garantir o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula, a Prefeitura de Porto Velho desenvolve um programa para a reparação da visão a a