Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Wokshop para micro empresas objetiva estimular mais participação em licitações de compras públicas

Evento acontecerá dia 5 de setembro na sede do Sebrae/RO


Wokshop para micro empresas objetiva estimular mais participação em licitações de compras públicas - Gente de Opinião

Com a proposta de estimular mais participação das micro e pequenas empresas nas licitações públicas do Estado e municípios, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Rondônia realiza, no próximo dia 5 de setembro, em Porto Velho, o Workshop Licitações para Micro e Pequenas Empresas, evento com a parceria da Somos+ Soluções Criativas.

 

“Muitos pequenos empresários desconhecem o universo das licitações das compras públicas. Então, o principal objetivo do workshop é disseminar informação e conhecimento e desmistificar alguns mitos no que tange às compras governamentais, pois isso é o que impede uma maior participação dessas empresas”, avalia Marcos Nobre jr, publicitário e um dos proprietários da Somos+.

 

Marcos Nobre Jr lembra que o segmento sempre teve dificuldade de se manter rentável, gerar emprego, continuar no mercado. “Por isso é preciso se preparar sempre mais, se qualificar, e vale salientar que muitos empresários não tem nenhuma informação ou não conhece de fato o mundo das licitações no poder público,” diz.

 

Como historicamente as licitações nas esferas governamentais são robustas, muitas compras e contratação de serviços são feitas, o workshop, com os melhores especialistas de Porto Velho, irá compartilhar conhecimento e informação sobre legislação, etapas e procedimentos que devem ser observados para participar dos processos licitatórios para lograr êxito e quais as oportunidades oferecidas às pequenas e micro empresas.

 

“Hoje observamos que somente uma pequena parcela dos empresários tem acesso à informação e participam de licitações. Queremos romper com certo monopólio que existe nas compras públicas. Tem empresa, por exemplo, que presta o mesmo serviço a determinado órgão público há 20 anos, com o contrato sendo renovado ano a ano, justamente porque não há competição, com oferta de preço mais vantajoso”, opina Marcos.

 

A Associação de Jovens Empresários, segundo Marcos Nobre, teve o cuidado de fazer o workshop com nomes bastante qualificados, experientes, como Renata Fabris, Jamil Manasfi e Sávio Gomes, nomes que são referencia nacional sobre licitações, administração pública, contratos entre outros temas.

 

Além da parte teórica, os organizadores  planejaram momento prático aos que se inscreverem no evento. Por exemplo, demonstrar como funcionam o site ComprasNet, E-Licitações, pregão eletrônico entre outros instrumentos acessados na internet. “Queremos que o micro e pequeno empresário saia de lá com  a mínima condição de participar de licitações públicas e lograr êxito.   

 

Proprietário de pequena empresa, Marcos Nobre Jr.  conhece as dificuldades, sabe que se o poder público não for instigado a receber mais competição, participação, “isso acaba gerando um círculo vicioso, com monopólio em vários setores, e quem perde com a pouca competição é o empresário, os governos e também a sociedade.”

 

Para os organizadores, com maior participação de pequenos empresários haverá mais transparência, competitividade e aumento na qualidade dos produtos e serviços ofertados pelo poder público. “Todos ganham com isso”, diz Marcos Nobre Jr.

 

O evento conta com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO).   

 

Palestrantes

 

Jamil Manasfi - Palestrante Nacional, Bacharel em Direito, MBA em Gestão Pública e Especialista em Licitações e Contratos. Coordenador de Licitações e Pregoeiro do CRA-RO


 

 

Renata Fabris Pinto - Advogada, Pós-graduada em Ciências Jurídicas, e também em Direito Público, com MBA em Licitações e Contratos Administrativos.RO)

 

Sávio Gomes - Advogado, Especialista em Licitações e Gestão Pública, Ex-Coordenador Municipal de Licitações de Porto Velho.


As inscrições podem ser feitas acessando o link ihttps://www.eventbrite.com.br/e/workshop-licitacoes-para-micro-e-pequenas-empresas-tickets-68633335153. No endereço eletrônico você encontra também detalhes da programação do evento e valor. 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

No Dia do Empreendedorismo Feminino, rede de mães atípicas celebra fortalecimento

No Dia do Empreendedorismo Feminino, rede de mães atípicas celebra fortalecimento

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), a Rede de Mães Atípicas Empreendedoras comemora um avanço expressivo

Santander abre novo ciclo de contratação de assessores em Rondônia para reforçar time de investimentos

Santander abre novo ciclo de contratação de assessores em Rondônia para reforçar time de investimentos

Diante do crescimento na demanda de negócios em Rondônia,  o Santander iniciou um novo ciclo de contratações de assessores de investimentos no estad

Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Bofetada II! Mudanças silenciosas no Simples vão excluir milhares do regime em 2026

Alteração normativa aparentemente discreta, aprovada no fim de 2025, deve provocar impactos significativos na tributação de micro e pequenas empresa

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE

Rondônia se mantém com a segunda menor taxa de desemprego do Brasil, segundo nova pesquisa do IBGE

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)