Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Economia

Wokshop para micro empresas objetiva estimular mais participação em licitações de compras públicas

Evento acontecerá dia 5 de setembro na sede do Sebrae/RO


Wokshop para micro empresas objetiva estimular mais participação em licitações de compras públicas - Gente de Opinião

Com a proposta de estimular mais participação das micro e pequenas empresas nas licitações públicas do Estado e municípios, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) de Rondônia realiza, no próximo dia 5 de setembro, em Porto Velho, o Workshop Licitações para Micro e Pequenas Empresas, evento com a parceria da Somos+ Soluções Criativas.

 

“Muitos pequenos empresários desconhecem o universo das licitações das compras públicas. Então, o principal objetivo do workshop é disseminar informação e conhecimento e desmistificar alguns mitos no que tange às compras governamentais, pois isso é o que impede uma maior participação dessas empresas”, avalia Marcos Nobre jr, publicitário e um dos proprietários da Somos+.

 

Marcos Nobre Jr lembra que o segmento sempre teve dificuldade de se manter rentável, gerar emprego, continuar no mercado. “Por isso é preciso se preparar sempre mais, se qualificar, e vale salientar que muitos empresários não tem nenhuma informação ou não conhece de fato o mundo das licitações no poder público,” diz.

 

Como historicamente as licitações nas esferas governamentais são robustas, muitas compras e contratação de serviços são feitas, o workshop, com os melhores especialistas de Porto Velho, irá compartilhar conhecimento e informação sobre legislação, etapas e procedimentos que devem ser observados para participar dos processos licitatórios para lograr êxito e quais as oportunidades oferecidas às pequenas e micro empresas.

 

“Hoje observamos que somente uma pequena parcela dos empresários tem acesso à informação e participam de licitações. Queremos romper com certo monopólio que existe nas compras públicas. Tem empresa, por exemplo, que presta o mesmo serviço a determinado órgão público há 20 anos, com o contrato sendo renovado ano a ano, justamente porque não há competição, com oferta de preço mais vantajoso”, opina Marcos.

 

A Associação de Jovens Empresários, segundo Marcos Nobre, teve o cuidado de fazer o workshop com nomes bastante qualificados, experientes, como Renata Fabris, Jamil Manasfi e Sávio Gomes, nomes que são referencia nacional sobre licitações, administração pública, contratos entre outros temas.

 

Além da parte teórica, os organizadores  planejaram momento prático aos que se inscreverem no evento. Por exemplo, demonstrar como funcionam o site ComprasNet, E-Licitações, pregão eletrônico entre outros instrumentos acessados na internet. “Queremos que o micro e pequeno empresário saia de lá com  a mínima condição de participar de licitações públicas e lograr êxito.   

 

Proprietário de pequena empresa, Marcos Nobre Jr.  conhece as dificuldades, sabe que se o poder público não for instigado a receber mais competição, participação, “isso acaba gerando um círculo vicioso, com monopólio em vários setores, e quem perde com a pouca competição é o empresário, os governos e também a sociedade.”

 

Para os organizadores, com maior participação de pequenos empresários haverá mais transparência, competitividade e aumento na qualidade dos produtos e serviços ofertados pelo poder público. “Todos ganham com isso”, diz Marcos Nobre Jr.

 

O evento conta com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO).   

 

Palestrantes

 

Jamil Manasfi - Palestrante Nacional, Bacharel em Direito, MBA em Gestão Pública e Especialista em Licitações e Contratos. Coordenador de Licitações e Pregoeiro do CRA-RO


 

 

Renata Fabris Pinto - Advogada, Pós-graduada em Ciências Jurídicas, e também em Direito Público, com MBA em Licitações e Contratos Administrativos.RO)

 

Sávio Gomes - Advogado, Especialista em Licitações e Gestão Pública, Ex-Coordenador Municipal de Licitações de Porto Velho.


As inscrições podem ser feitas acessando o link ihttps://www.eventbrite.com.br/e/workshop-licitacoes-para-micro-e-pequenas-empresas-tickets-68633335153. No endereço eletrônico você encontra também detalhes da programação do evento e valor. 

Mais Sobre Economia

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

Carnaval e outras datas comemorativas são oportunidades para empreendedores

A festa mais popular do planeta está chegando. O carnaval, em 2020, será celebrado no dia 25 de fevereiro e, como em todos os anos, promete entupir as

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sexto encontro de liderança define prioridades regionais

Sob forte articulação do Sebrae através da realização do projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), o cone sul estabeleceu um grupo

Sebrae promove seminário para profissionais do segmento de beleza

Sebrae promove seminário para profissionais do segmento de beleza

Ocorreu esta semana (18), no auditório do Sebrae em Rolim de Moura, o seminário Encontro de profissionais da beleza “Negócios de Sucesso” com objeti

Brasil abre mercado de 50 bilhões a empresas estrangeiras + Uma nova política ambiental brasileira

Brasil abre mercado de 50 bilhões a empresas estrangeiras + Uma nova política ambiental brasileira

Uma nova política ambiental brasileira Ao completar o primeiro ano de mandato do atual governo federal, o Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles afi