Segunda-feira, 26 de agosto de 2019 - 16h01
Com a proposta
de estimular mais participação das micro e pequenas empresas nas licitações
públicas do Estado e municípios, a Associação dos Jovens Empresários (AJE) de
Rondônia realiza, no próximo dia 5 de setembro, em Porto Velho, o Workshop
Licitações para Micro e Pequenas Empresas, evento com a parceria da Somos+ Soluções
Criativas.
“Muitos
pequenos empresários desconhecem o universo das licitações das compras públicas.
Então, o principal objetivo do workshop é disseminar informação e conhecimento
e desmistificar alguns mitos no que tange às compras governamentais, pois isso
é o que impede uma maior participação dessas empresas”, avalia Marcos Nobre jr,
publicitário e um dos proprietários da Somos+.
Marcos
Nobre Jr lembra que o segmento sempre teve dificuldade de se manter rentável,
gerar emprego, continuar no mercado. “Por isso é preciso se preparar sempre
mais, se qualificar, e vale salientar que muitos empresários não tem nenhuma
informação ou não conhece de fato o mundo das licitações no poder público,”
diz.
Como
historicamente as licitações nas esferas governamentais são robustas, muitas compras
e contratação de serviços são feitas, o workshop, com os melhores especialistas
de Porto Velho, irá compartilhar conhecimento e informação sobre legislação,
etapas e procedimentos que devem ser observados para participar dos processos
licitatórios para lograr êxito e quais as oportunidades oferecidas às pequenas
e micro empresas.
“Hoje
observamos que somente uma pequena parcela dos empresários tem acesso à
informação e participam de licitações. Queremos romper com certo monopólio que existe
nas compras públicas. Tem empresa, por exemplo, que presta o mesmo serviço a
determinado órgão público há 20 anos, com o contrato sendo renovado ano a ano,
justamente porque não há competição, com oferta de preço mais vantajoso”, opina
Marcos.
A
Associação de Jovens Empresários, segundo Marcos Nobre, teve o cuidado de fazer
o workshop com nomes bastante qualificados, experientes, como Renata Fabris,
Jamil Manasfi e Sávio Gomes, nomes que são referencia nacional sobre
licitações, administração pública, contratos entre outros temas.
Além da
parte teórica, os organizadores planejaram
momento prático aos que se inscreverem no evento. Por exemplo, demonstrar como
funcionam o site ComprasNet, E-Licitações, pregão eletrônico entre outros
instrumentos acessados na internet. “Queremos que o micro e pequeno empresário
saia de lá com a mínima condição de
participar de licitações públicas e lograr êxito.
Proprietário
de pequena empresa, Marcos Nobre Jr. conhece as dificuldades, sabe que se o poder
público não for instigado a receber mais competição, participação, “isso acaba
gerando um círculo vicioso, com monopólio em vários setores, e quem perde com a
pouca competição é o empresário, os governos e também a sociedade.”
Para os
organizadores, com maior participação de pequenos empresários haverá mais
transparência, competitividade e aumento na qualidade dos produtos e serviços
ofertados pelo poder público. “Todos ganham com isso”, diz Marcos Nobre Jr.
O evento
conta com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO).
Palestrantes
Jamil Manasfi - Palestrante Nacional, Bacharel em Direito, MBA em Gestão Pública e Especialista em Licitações e Contratos. Coordenador de Licitações e Pregoeiro do CRA-RO
Renata Fabris Pinto - Advogada, Pós-graduada em Ciências Jurídicas, e também em Direito Público, com MBA em Licitações e Contratos Administrativos.RO)
Sávio Gomes - Advogado, Especialista em Licitações e Gestão Pública, Ex-Coordenador Municipal de Licitações de Porto Velho.
As inscrições podem ser
feitas acessando o link ihttps://www.eventbrite.com.br/e/workshop-licitacoes-para-micro-e-pequenas-empresas-tickets-68633335153.
No endereço eletrônico você encontra também detalhes da programação do evento e
valor.
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