Sexta-feira, 3 de maio de 2024 - 10h50

Vinte indústrias já fecharam contrato em
Rondônia para serem atendidas pelo Brasil Mais Produtivo, programa coordenado
pelo Governo Federal, e que tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
(SENAI), como um dos parceiros, e que destina R$ 2,037 bilhões para o
engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil
empresas até 2027 em todo o Brasil.
Na ocasião do lançamento do B+P, no salão de convenções
da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o diretor geral
nacional do SENAI, Gustavo Leal, divulgou que estavam previstos atendimentos à
33 indústrias no Estado. As indústrias interessadas podem fazer sua inscrição
gratuita e diretamente na Plataforma de Produtividade, pelo portal Brasil Mais
Produtivo.
O Brasil Mais Produtivo propõe trilhas de
aperfeiçoamento profissional para micro, pequenas e médias empresas, que
incluem cursos e ferramentas sobre práticas de gestão, mercado, inovação,
eficiência energética, manufatura enxuta e transformação digital.
Em Rondônia, alguns atendimentos já foram
iniciados e voltados aos processos de consultorias para melhoria da eficiência
da produtividade, com o objetivo final de identificar desperdícios e acompanhar
a implementação de um plano de ação para eliminá-los, e ao final essas empresas
terem um ganho de produtividade até 20%.
Sobre o programa
Lançado oficialmente em novembro de 2023, o
programa é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e
Serviços (MDIC) em uma parceria inédita entre o Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a
Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Inovação
Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
O programa destina R$ 2,037 bilhões para o
engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil
empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de
janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa.
Além disso, elas terão acesso aos conteúdos complementares relacionados à
produtividade e digitalização. No programa, SENAI e Sebrae atuam de forma
conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por
meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas. Para aderir ao
programa, faça o cadastro no link do Brasil Mais Produtivo.
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Sebrae Startups: Empresas de Rondônia ganham mercado e participam do NEON 2026
O ecossistema de inovação de Rondônia vem demonstrado seu potencial de mercado em escala nacional ao participarem da Missão NEON 2026, realizada em

Sebrae RO impulsiona startups locais no mercado nacional durante o ESX 2026
O ecossistema de inovação de Rondônia ganha mais escala nacional com a participação de startups no ESX 2026 – Innovation Experience, realizado entre

IBGE abre nova seleção para preencher 1,4 mil vagas temporárias
As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a contratação temporária de 1.414 p

Contribuição Sindical acabou. Mas acabou mesmo?
O SIMPI emitiu um alerta aos empresários da indústria, do comércio e dos serviços sobre a volta da cobrança da chamada contribuição assistencial por
Segunda-feira, 22 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)