Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Videoconferência: Profaz realiza rodada de orientações com os municípios de RO sobre a Lei de Liberdade Econômica


Videoconferência: Profaz realiza rodada de orientações com os municípios de RO sobre a Lei de Liberdade Econômica - Gente de Opinião

O Programa de Modernização e Governança das Fazendas Municipais do Estado de Rondônia e do Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios (Profaz) realizou, no período de 30/6 a 3/7 (terça a sexta-feira), uma “Rodada de orientação sobre a Lei de Liberdade Econômica (Lei nº 13.874/2019)”, com os municípios rondonienses.

 

As reuniões foram realizadas por grupo com duas sessões por dia, por intermédio de videoconferência. O objetivo do evento foi abordar os aspectos gerais da Lei da Liberdade Econômica (LLE), e o enfoque foi a “classificação das atividades de riscos” para fins de concessão de alvará de funcionamento das empresas.

 

Durante a atividade, a equipe do Profaz frisou que a LLE trouxe profundas mudanças para agilizar a abertura e funcionamento das empresas, como: “Fim da autorização prévia para atividades econômicas de baixo risco”, “Liberdade de horário e dia da semana para produzir, empregar e gerar renda” e “Princípio da boa-fé”.

 

Foi destacado ainda que os regramentos da Lei 13.874 buscam à “plena liberdade da atividade empresarial”, prevista no artigo 170, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988, mas há limites, pois há necessidade de respeito ao bem comum e à coletividade.

 

RISCOS

 

Nas conversas, foi enfatizado que a LLE fixou prazo para a manifestação dos órgãos envolvidos quanto aos riscos das atividades econômicas de risco no trâmite dos pedidos de abertura das empresas, sob pena de aprovação tácita.

 

Os integrantes do Profaz também realçaram a importância de os entes municipais exercerem a competência legal relativa à classificação das atividades de riscos, e realizarem, se possível, todas as atividades de fiscalização, como ambientais, posturas, obras, sanitárias e tributárias.

 

Os representantes dos municípios, incluindo secretários, diretores, auditores e fiscais, interagiram bastante, elogiaram e disseram que a iniciativa do Profaz foi bastante esclarecedora, produtiva e estimulante.

 

Os trabalhos foram coordenados pelo auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Marc Uiliam Ereira Reis, que também representou o conselheiro do TCE-RO, Benedito Antônio Alves, coordenador-geral do Profaz, e contaram com a participação de toda a equipe multi-institucional do Profaz.

 

O Profaz tem se consolidado como agregador dos representantes fazendários dos municípios de Rondônia e conta com uma rede sólida de contatos, quando a matéria é Fazenda Municipal.

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Canton Fair Experience: Sebrae-RO leva pequenos negócios à maior feira de importação e exportação do mundo

Pela primeira vez, o Sebrae em Rondônia promoverá a participação de pequenos negócios rondonienses na Canton Fair, a maior feira de importação e exp

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentivo formalização de empreendedores em Rondônia

Entre os dias 3 e 4 de julho, os empreendedores que buscam a formalização como MEI (Microempreendedor Individual) receberão isentos de taxas de regi

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Sebrae de Rondônia inaugura ponto de atendimento em Guajará-Mirim

Na última sexta-feira (27) o Sebrae de Rondônia inaugurou oficialmente seu novo Ponto de Atendimento no município de Guajará-Mirim, em uma cerimônia

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

CAFECAU 2025 destaca protagonismo estudantil e fortalecimento do empreendedorismo

Entre os dias 4 e 6 de julho, o município de Cacoal será palco da Feira do Café e do Cacau – CAFECAU 2025, evento que se consolida como um dos mais

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)