Segunda-feira, 5 de maio de 2025 - 18h09
A ascensão feminina no mundo dos
negócios no Brasil é notável: 60% dos empreendedores de Venda Direta são
liderados por mulheres, segundo a Associação Brasileira de Vendas Diretas (ABEVD). Para celebrar o Dia das Mães,
e destaque histórias de mãe e filha, a associação mostra quem viu na Venda
Direta uma oportunidade de maternidade conciliar, autonomia financeira e
crescimento profissional.
Tecnologia impulsionando o sucesso de
mãe e filha
A trajetória das goianas Mary, 55 anos,
e Rafaela Guimarães, 35 anos, ilustram o poder do empreendedorismo familiar.
Rafaela iniciou sua jornada ao lado da mãe, grávida de oito meses, e destaca a
flexibilidade do modelo: "Foi uma chance de empreender sem abrir mão do
tempo com meu bebê, com baixo investimento e grandes possibilidades de
crescimento, sem despesas fixas".
A digitalização foi essencial para o
sucesso das empreendedoras. Rafaela explica que as redes sociais se tornaram
uma vitrine para a marca, com vídeos, mentorias e treinamentos. Dados do Sebrae
e FGV mostram que 70% das mulheres empreendedoras utilizam a internet como
canal de vendas, superando os homens.
Com o objetivo de apoiar outras
mulheres, mãe e filha realizaram o Pink Diamond, um espaço de treinamento para
compartilhar conhecimento sobre autonomia, gestão financeira e de tempo. Mary,
com 13 anos de experiência na Akmos , é um exemplo de adaptação às novas
tecnologias, utilizando o chat GPT para melhorar o tempo e o negócio. Rafaela
complementa: "Minha mãe começou a usar IA antes de mim, ela está sempre
estudando e me dá ótimas dicas."
Empreendedorismo familiar: caminho para a qualidade de vida
Assim como Mary e Rafaela, a história de Ana Lima,
60 anos e sua filha Marília Mendes, 39 anos, também exemplificam como o
empreendedorismo familiar pode transformar vidas. Ana, distribuidora da
Herbalife e advogada, e Marília, que começou a empreender aos 16 anos, mostram
como a união familiar pode contribuir para o sucesso no empreendedorismo.
“Empreender não é apenas uma forma de ganhar a
vida, mas de fortalecer laços familiares e melhorar a qualidade de vida”,
explica Ana. Marília, que queria independência financeira antes de ingressar na
faculdade, decidiu empreender com a mãe. “Eu não queria mais pedir dinheiro
para minha mãe”, conta.
Marília foi motivo para ver a mudança na vida de
sua mãe. “Antes, ela e meu pai eram sempre estressados. Depois que começou a
empreender, ficou mais calma e com mais tempo para si mesma. O dinheiro começou
a entrar com mais facilidade, e tudo ficou mais leve. Foi aí que eu disse:
'Mãe, quero ser como você'.”
E esse exemplo se estendeu também ao filho de Ana,
que também trabalhou no negócio, e ainda vende produtos na Alemanha, ampliando
o impacto da família além das fronteiras. O empreendedorismo feminino e
familiar segue como uma poderosa ferramenta de transformação, gerando autonomia
e prosperidade.
Divisão de tarefas: o segredo da
parceria entre mãe e filha
A história de Iolanda, 58 anos, e
Maiara Carvalho, 34 anos, ilustra como o laço familiar pode trazer o sucesso no
mundo da Venda Direta. Iolanda, com experiência em vendas na Royal Prestige,
jamais imaginou ter uma filha ao seu lado. Maiara, com sua comunicação
assertiva, surpreendeu a mãe ao abraçar o empreendedorismo familiar.
“Eu sempre sonhei com ela concursada,
mas ela me surpreendeu sendo uma ótima vendedora”, comenta Iolanda. Para
Maiara, a decisão de deixar uma carga comissionada e se dedicar ao negócio foi
uma grande mudança: "Sempre tive recebimento, mas a parceria tem dado
certo. Minha mãe é minha melhor amiga."
O sucesso da dupla está na divisão de
tarefas: enquanto Iolanda cuida das vendas em campo, Maiara gerencia a parte
administrativa e digital, o que gerou rentabilidade. “A interação nas redes
sociais tem um impacto positivo”, afirma Maiara, destacando como a conexão
entre trabalho e vida pessoal atrai mais público. “A história dessas
mulheres reflete o impacto crescente do empreendedorismo feminino no Brasil,
onde mulheres se apoiam, fazem parcerias e prosperam juntas”, conclui Adriana
Colloca, presidente da ABEVD.
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira
de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que
busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e
apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do
relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais.
Acesse: www.abevd.org.br . A venda direta é um
sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio de relacionamento
ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma
presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo. A ABEVD
também compõe a Federação Mundial de Associações de Venda Direta (WFDSA) , organização que
reúne as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º
ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Status Platinum, considerado
como o mais alto nível e que atende a todas as parâmetros de governança para
uma associação. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores
independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza,
utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A
ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas , como: Avon, Cacau Show, DeMillus,
Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Pormade Portas,
Produce, Tupperware, Yakult etc. Confira as empresas associadas: www.abevd.org.brempresas-associadas/
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