Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Web Summit Rio: Sebrae em Rondônia leva startups para o maior evento de Inovação e Tecnologia do mundo


Web Summit Rio:  Sebrae em Rondônia leva startups para o maior evento de Inovação e Tecnologia do mundo   - Gente de Opinião

O mês de maio reuniu, em um só espaço, o maior evento de tecnologia e inovação do mundo. O Web Summit Rio aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio no espaço Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e o Sebrae Rondônia esteve por lá.

Diretores e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia participaram, junto com nove Startups rondonienses, do evento que contou com mais 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking para os participantes.

Entre estas startups está a ES Developer, sediada em Cacoal. Fundada em 2020 por Eder Santini e Shirley Santini trata-se de uma startup de hardware que tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas inovadoras para diversos setores, desde a indústria até o entretenimento. "Um dos principais projetos da ES Developer é a ES32Lab, uma placa de desenvolvimento que permite a prototipagem de sistemas eletrônicos de forma ágil e simples. Com essa placa, a startup busca tornar o estudo de robótica, IoT e automação mais acessível e democratizar o acesso à tecnologia", explica Eder.

Sobre a Web Summit Rio, o founder da ES Developer, se mostrou bastante impressionado e satisfeito com a participação no evento. "Eu achei o Web Summit simplesmente fantástico. Foi uma experiência única e enriquecedora estar presente em um evento de tamanha magnitude. Poder participar do maior evento de tecnologia e empreendedorismo do mundo, especialmente em sua primeira edição fora da Europa, é um privilégio para poucos".

Eder Santini também faz questão de ressaltar a parceria com o Sebrae Rondônia "Em resumo, o Sebrae é a alma da minha empresa. Sua contribuição é inestimável para o crescimento e desenvolvimento do meu negócio e sou imensamente grato por todo o apoio recebido. O Sebrae tem me direcionado para cursos e mentorias valiosas, como o Empretec, que foi uma verdadeira transformação na minha jornada empreendedora. Também tem me auxiliado no processo de registro de marcas e patentes, garantindo a proteção dos meus produtos e ideias. E não posso deixar de mencionar as oportunidades que o Sebrae tem me proporcionado, como participar de missões como a Bosa Summit em São Paulo e o Web Summit Rio 2023. Essas experiências têm ampliado meu conhecimento, conectado com outros empreendedores e aberto portas para novas parcerias e negócios", pontua o empreendedor rondoniense.

Outra startup que fez parte da missão do Sebrae Rondônia para a Web Summit Rio é de Porto Velho, a Edutech Renata Luz Cursos e Treinamentos. "Participar da missão do Sebrae foi um ponto chave, pois proporcionou aos empreendedores selecionados a participação no Web Summit Rio, a maior conferência de tecnologia e inovação do mundo, que aconteceu pela primeira vez no Brasil. Além disso, fui apresentada a alguns atores do ecossistema nacional, o que me garantiu uma ampliação de networking. Sem falar na oportunidade de estar em um evento onde vários países estavam apresentando novas tecnologias e ampliando ainda mais as possibilidades", ressalta Renata Luz.

O Web Summit Rio 2023 reuniu mais de 900 startups e atraiu um público aproximado de 21 mil participantes. Representando o Sebrae RO, participaram da missão os diretores Alessandro Crispim Macedo e Eduardo Valente e os técnicos Rangel Miranda e Carolina Garcia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Anatel endurece regras de cibersegurança para equipamentos de telecom; exigência passa a valer em 26 de novembro de 2025

Anatel endurece regras de cibersegurança para equipamentos de telecom; exigência passa a valer em 26 de novembro de 2025

A Anatel tornou obrigatória a comprovação de segurança cibernética para equipamentos usados por operadoras e provedores de internet. A partir de 26/

Maratona de inovação movimenta o IFRO e cria soluções para os desafios de Porto Velho

Maratona de inovação movimenta o IFRO e cria soluções para os desafios de Porto Velho

De 17 a 19 de outubro, a Biblioteca do IFRO – Campus Calama foi transformado em um verdadeiro laboratório de futuro. Entre post-its, laptops e ideia

Estudantes de Ji-Paraná representam Rondônia em Mostra Nacional de Robótica, no Espírito Santo

Estudantes de Ji-Paraná representam Rondônia em Mostra Nacional de Robótica, no Espírito Santo

O projeto “Robótica em Sala de Aula: Ultrapassando fronteiras com o Sbotics” de autoria de quatro estudantes da escola Beatriz Ferreira da Silva, d

Uso excessivo de telas na infância acende alerta sobre impactos no desenvolvimento

Uso excessivo de telas na infância acende alerta sobre impactos no desenvolvimento

A rotina cada vez mais digital tem transformado o modo como crianças se relacionam com o mundo e também como se desenvolvem. O aumento do tempo dian

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)