Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Tecnologia

TCE-RO usa plataforma TC Educa para emitir alerta a gestores municipais da educação


TCE-RO usa plataforma TC Educa para emitir alerta a gestores municipais da educação - Gente de Opinião

Utilizando-se da plataforma TC Educa, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) inicia, este mês, a emissão de alertas aos gestores cujos municípios estiverem descumprindo (ou em risco de descumprir) metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE).

 

Nesse primeiro momento, os alertas – disparados pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE) do TCE, por meio da Coordenadoria de Auditoria Operacional – serão direcionados aos gestores responsáveis pelo cumprimento da meta 1 do PNE, que determina a universalização do acesso de crianças de 4 a 5 anos à educação infantil até 2016 e prevê o atendimento de 50% das crianças de zero a 3 anos em creches até 2024.

 

Desse modo, a partir dos resultados extraídos do TC Educa, os gestores de municípios que estiverem descumprindo a mencionada meta do PNE ou, então, que vêm apresentando média anual de avanço insuficiente ao seu atendimento no prazo estipulado receberão alertas.

 

A omissão quanto à adoção de medidas corretivas pela administração pode repercutir, inclusive, no julgamento das contas do gestor pelos órgãos de controle. Outro ponto importante é que os alertas a serem disparados não excluem outros procedimentos de controle previstos regimentalmente pelo Tribunal de Contas, a exemplo de auditorias “in loco”.

 

TC EDUCA

 

Para a emissão dos alertas pelo TCE rondoniense, a novidade é a utilização do TC Educa, sistema lançado em 2017 em decorrência da necessidade de se disponibilizar aos TCs ferramentas para o efetivo monitoramento das metas do PNE, conforme consagrado na Resolução nº 3/2015 da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e no Acordo de Cooperação firmado pela Atricon e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para implementação dos planos de educação.

 

A ação atende também ao recomendado no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas – MMD-TC (QATC – 26) quanto à expedição de alertas aos jurisdicionados em risco de não atingimento das metas educacionais.

 

Aberto a toda sociedade, o TC Educa permite visualizar a situação de cumprimento das metas 1, 2 e 3, apresentando os percentuais do Brasil, do Estado e/ou do município selecionado, possibilitando, inclusive, uma comparação entre eles. Além disso, demonstra o histórico da meta escolhida.

 

Além da meta 1, o sistema, inicialmente, contempla também a meta 3, cuja diretriz estabeleceu que até 2016 deveria se dar a universalização do acesso à escola de jovens de 15 a 17 anos, determinando que 85% deles estejam matriculados no ensino médio até 2024. Entre os dados utilizados estão o Censo Escolar e a estimativa populacional informada pelo Datasus com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE.

Mais Sobre Tecnologia

UzziPay possibilita pagamentos imediatos via QR Code

UzziPay possibilita pagamentos imediatos via QR Code

A burocracia dos bancos tradicionais leva cada vez mais consumidores a buscar por alternativas tecnológicas de inclusão financeira e incentiva a mig

Curso de Drone do Senai RO é destaques em outros estados

Curso de Drone do Senai RO é destaques em outros estados

O uso de drones está cada vez mais comum em cobertura de eventos, monitoramento de segurança, vistorias, mapeamento de lavouras e outros. Para atend

Rondônia - Governo lança plataforma digital para modernizar relações com empreendedores da saúde

Rondônia - Governo lança plataforma digital para modernizar relações com empreendedores da saúde

Em solenidade realizada na manhã de terça-feira (17) no Palácio Rio Madeira, o governador Marcos Rocha lançou o novo Sistema de Informação de Vigi

Rondônia inicia modernização da Vigilância Sanitária

Rondônia inicia modernização da Vigilância Sanitária

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (AGEVISA) está prestes a informatizar todo o processo para emissão de licença nos 52 município