Porto Velho (RO) quarta-feira, 10 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Tecnologia

Sistemas “Artesão” e “Assine Aqui” são lançados pela Setic; ferramentas oferecem avanço para transformação digital


Ferramenta “Artesão” facilitará identificação de autoridades de Rondônia  - Gente de Opinião
Ferramenta “Artesão” facilitará identificação de autoridades de Rondônia

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic realizou nesta sexta-feira (24), o lançamento do Sistema “Artesão” e a nova plataforma de assinatura eletrônica “Assine Aqui”, desenvolvidos pela Setic. A ferramenta “Artesão”, é considerada uma plataforma inovadora que facilitará a identificação de autoridades do Governo de Rondônia em órgãos públicos de forma física e digital, tornando o reconhecimento mais ágil e seguro em todo o território nacional.

O analista de desenvolvimento da Setic, Gabriel Santi, explicou que o sistema “Artesão” é uma ferramenta simples e eficiente que visa padronizar e certificar a identidade de forma digital, reduzindo riscos de fraude. “No sistema será possível encontrar a autoridade previamente cadastrada pela Casa Militar e gerar o documento de identificação”.

Já a nova versão do “Assine aqui” permite a assinatura de documentos eletrônicos em diferentes sistemas do Estado e atende requisitos de assinatura avançada, comprovando a autoria e integridade do documento digital, em que servidores públicos, empresários e cidadãos poderão usufruir da assinatura eletrônica.

O secretário subchefe da Casa Militar, Alexandre Gonçalves Viana, destacou que o desenvolvimento desses sistemas traz mais confiabilidade e segurança. “É mais um avanço da inovação do Estado de Rondônia”.

Novas ferramentas oferecem grande avanço para a Transformação Digital no Estado

“Agora nessa nova versão, ao assinar um documento em algum sistema integrado com a ferramenta, irá aparecer uma janela que permite o usuário verificar as informações do documento e do assinante, que fará a utilização de um código de confirmação que será enviada pelo e-mail cadastrado. Servidores estaduais poderão usufruir da assinatura eletrônica, como também os cidadãos autenticando com o provedor do Gov.br”, explicou o analistas, Gabriel Santi.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O superintendente da Setic, Delner Freire agradeceu à equipe que tornou possível o desenvolvimento das plataformas e expressou que a Transformação Digital, não é mais um conceito vinculado ao futuro, mas sim com o presente. 

“O sistema facilitará, por meio da identificação e reconhecimento dos gestores públicos, a interação com entidades públicas e privadas, e consequentemente, acessos a agentes que promovem as políticas públicas, bem como estabelecimento de parcerias. E o “Assine-Aqui” permitirá a assinatura avançada digital em vários sistemas, que fazem parte do programa de transformação digital.


Mais Sobre Tecnologia

Melhores impressoras multifuncionais: vale a pena investir numa Riso?

Melhores impressoras multifuncionais: vale a pena investir numa Riso?

Quem busca pelas melhores impressoras multifuncionais se depara com muitas opções para escolher. Entre elas, estão as impressoras Riso, muito conhec

7 Dicas para melhorar o sinal de WI-FI da sua Claro internet

7 Dicas para melhorar o sinal de WI-FI da sua Claro internet

Sabemos que o sinal ruim de WI-FI gera um estresse danado na vida de uma pessoa que faz o uso da tecnologia para trabalhar, estudar ou simplesmente p

Samu realizou mais de 18 mil ocorrências utilizando o Sistema Vsky em Porto Velho

Samu realizou mais de 18 mil ocorrências utilizando o Sistema Vsky em Porto Velho

Implantado há um ano, o Sistema Vsky já ajudou as equipes do Serviço Móvel de Urgência (Samu) no atendimento de mais de 18 mil ocorrências médicas em

Clínicas e hospitais devem usar tecnologia para estreitar relacionamento com os pacientes

Clínicas e hospitais devem usar tecnologia para estreitar relacionamento com os pacientes

Interagir com os clientes pelas redes sociais se tornou algo corriqueiro para a maioria das empresas, mas algumas clínicas e hospitais ainda sentem