Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Sebrae impulsiona inovação entre jovens do IFRO Calama

IFRO Calama e Sebrae encerram programa Startup Garagem com apresentação de soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes


Sebrae impulsiona inovação entre jovens do IFRO Calama - Gente de Opinião

O Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Calama, em parceria com o Sebrae em Rondônia, celebrou o encerramento da mais recente edição do programa Startup Garagem com um Demoday realizado no Sebraelab, em Porto Velho. O evento marcou o ponto alto de uma jornada de quatro meses de imersão em inovação e empreendedorismo, conduzida com estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ao longo da disciplina Desenvolvimento e Programação Web, coordenada pelo professor Kaio Alexandre da Silva, 20 alunos foram organizados em oito equipes e desafiados a desenvolver soluções digitais voltadas para demandas reais do mercado. Aplicando metodologias como Lean Startup, Design Thinking e validação de MVPs (Produtos Mínimos Viáveis), os estudantes criaram propostas inovadoras, reforçando a formação técnica com uma vivência prática de negócios.

“Foi muito além de um projeto de sala de aula. Os estudantes vivenciaram uma trilha prática de empreendedorismo e entregaram soluções reais, completas, com olhar técnico e de mercado. Essa experiência fortalece a formação e aproxima os alunos do ecossistema de inovação”, explicou o professor Kaio Alexandre.

Durante o Demoday, as equipes apresentaram seus projetos para uma banca formada por empresários, professores, desenvolvedores e representantes do ecossistema de inovação, em um ambiente de avaliação e troca de experiências. As soluções apresentadas revelaram o potencial dos jovens talentos e a importância de espaços que incentivem a inovação desde o ambiente acadêmico.

“Acompanhar esses jovens criando soluções viáveis e com alto nível técnico mostra o quanto o talento está distribuído — mas as oportunidades nem sempre estão. O Startup Garagem é sobre isso: ativar o potencial empreendedor onde ele está, dentro das instituições públicas, nos bairros, nas juventudes periféricas”, destacou Rangel Miranda, Analista de Inovação do Sebrae Rondônia e Head de Startups.

Sebrae impulsiona inovação entre jovens do IFRO Calama - Gente de Opinião

Conheça as soluções desenvolvidas:

  • SmartCota – Sistema para organização de cotações empresariais.
  • JAColors – Ferramenta para geração e gestão de paletas de cores.
  • Solarize – Plataforma para simulação e orçamento de projetos de energia solar.
  • NutriMe – Sistema de cálculo de indicadores nutricionais e bem-estar.
  • Folha Certa – Geração de folhas de resposta e gabaritos para simulações de provas.
  • Feelings Diary – Aplicativo para registro de emoções e mensagens positivas.
  • CvFlash – Gerador de currículos com templates personalizáveis.
  • AdequaLGPD – Ferramenta de avaliação de conformidade com a LGPD para micro e pequenas empresas.

 

“A gente começou achando que seria só mais um projeto de faculdade, mas quando vimos já estávamos falando com clientes reais e testando soluções de verdade. Foi uma virada de chave”, compartilhou Felipe Resky, integrante da equipe SmartCota.

A parceria com o Sebrae foi essencial para a realização e o sucesso da iniciativa. Ao abrir as portas do Sebraelab para o Demoday e acompanhar todo o processo de incubação das ideias, o Sebrae reafirmou seu compromisso com a formação de uma nova geração de empreendedores digitais em Rondônia.

“O Sebrae acredita na inovação como ferramenta de transformação social e econômica. Ver o Sebrae sendo ocupado por jovens universitários, criando negócios e pensando soluções com base em tecnologia, é a materialização do nosso propósito de preparar Rondônia para o futuro”, afirmou Carlos Eduardo, Diretor Técnico do Sebrae em Rondônia.

Com base nos resultados obtidos nesta edição, o Sebrae em Rondônia já articula a ampliação do Startup Garagem para outras instituições de ensino superior, públicas e privadas, em diferentes regiões do estado.

“Estamos semeando uma nova geração de empreendedores digitais em Rondônia. O Sebrae é a casa da inovação, e quando abrimos esse espaço para os estudantes, eles mostram que estão prontos para construir o futuro agora”, concluiu Rangel Miranda.

Gente de OpiniãoSábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

NBS Telecom leva conectividade de alta performance ao Bemol Run 2025

NBS Telecom leva conectividade de alta performance ao Bemol Run 2025

A NBS Telecom, operadora de telecomunicações com presença em toda Rondônia, será responsável pela conectividade do Bemol Run 2025 nas cidades de Ari

Link Dedicado e Lan-to-Lan: soluções da NBS Telecom para empresas que não podem parar

Link Dedicado e Lan-to-Lan: soluções da NBS Telecom para empresas que não podem parar

Em um cenário onde a tecnologia é parte central da operação de qualquer empresa, depender de uma conexão instável pode significar perda de produtivi

Semusa implementa UPA em tempo real; ferramenta realiza o monitoramento de atendimentos em Porto Velho

Semusa implementa UPA em tempo real; ferramenta realiza o monitoramento de atendimentos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), deu mais um passo importante na modernização da gestão da saúde públi

Startups de Rondônia marcam no ESX 2025 com apoio do Sebrae em Rondônia

Startups de Rondônia marcam no ESX 2025 com apoio do Sebrae em Rondônia

Rondônia mais uma vez ocupa espaço de destaque no cenário nacional de inovação. Cinco startups do estado — Coill Inovação e Transformação Digital, V

Gente de Opinião Sábado, 2 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)