Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Tecnologia

Governo de RO moderniza gestão pública com tecnologia e facilita acesso a mais de 150 serviços


Sistemas e serviços de TIC que modernizam a administração pública - Gente de Opinião
Sistemas e serviços de TIC que modernizam a administração pública

Com foco em eficiência, transparência e acessibilidade, o Governo de Rondônia tem desenvolvido importantes sistemas e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que modernizam a administração pública e tornam o atendimento mais fácil, ágil e próximo do cidadão.

Nos últimos cinco anos de atuação, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem atuado para promover uma transformação digital do governo de Rondônia. 

Entre os destaques está o Portal do Cidadão, uma plataforma que unifica mais de 150 serviços do “Tudo Aqui”, como agendamentos para emissão de RG, solicitação da CNH definitiva e passe livre. A solução facilita a rotina do cidadão com serviços online, acompanhamento das etapas de atendimento e um canal direto para comunicados e avisos oficiais.

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esses avanços tecnológicos fortalecem a gestão e beneficiam diretamente os cidadãos. “As soluções tecnológicas e projetos representam um governo mais moderno e presente. A tecnologia tem transformado o dia a dia das pessoas, garantindo mais acesso, transparência e eficiência.”

PARCERIAS

Além das soluções próprias, a Setic desenvolve sistemas e plataformas digitais em parceria com diversas secretarias estaduais, ampliando o alcance da transformação digital em diferentes áreas do governo.

Departamento Estadual de Trânsito (Detran):

  • MOB.RO: plataforma que organiza dados do trânsito em painéis inteligentes, contribuindo para o planejamento urbano e o atendimento a ocorrências.

Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam):

  • Projeto Sentinela: sistema de monitoramento de queimadas que envia alertas em tempo real ao Corpo de Bombeiros, otimizando a resposta a incêndios florestais.

Superintendência Estadual de Turismo (Setur)

  • Chat Tambamigo: chatbot que informa, via WhatsApp, sobre atrações e destinos turísticos de Rondônia.

Controladoria-Geral do Estado (CGE-RO)

  • Clara (Portal da Transparência): assistente virtual baseado em inteligência artificial que orienta o cidadão sobre serviços públicos e reforça o acesso à informação.
Clara, primeira assistente virtual utilizando inteligência artificial. - Gente de Opinião
Clara, primeira assistente virtual utilizando inteligência artificial.

Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas):

  • Sistema do Programa Vencer: o sistema que organiza as ações de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade cadastradas.
  • Sistema do Programa Prato Fácil: sistema que permite a retirada prática dos tickets diretamente no local, além da implantação da biometria digital para o cadastro seguro dos beneficiários.
  • Plataforma do Programa Meu Sonho: plataforma intuitiva que facilita a inscrição de cidadãos em situação de vulnerabilidade no programa de acesso à moradia
  • Plataforma Educa Seas:  ferramenta que reúne capacitações na modalidade de educação a distância – EAD, em conformidade com a Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal.

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam):

  • Sistema Solar: digitalização completa do processo de licenciamento ambiental, com integração a tributos, assinaturas digitais e publicações oficiais.

Para o superintendente da Setic, Delner Freire, os resultados dos últimos cinco anos demonstram a importância da tecnologia como aliada da gestão pública. “Mais do que desenvolver sistemas, nosso papel tem sido garantir que a transformação digital aconteça de forma estratégica, facilitando a vida de quem usa e de quem presta o serviço público. A inovação, aqui, é feita com propósito”, destacou.

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ji-Paraná, Porto Velho e Rio Branco: os três polos estratégicos que impulsionam a operação da NBS Telecom no Norte do Brasil

Ji-Paraná, Porto Velho e Rio Branco: os três polos estratégicos que impulsionam a operação da NBS Telecom no Norte do Brasil

Nos últimos anos, a NBS Telecom consolidou-se como uma das principais referências em infraestrutura de conectividade na região Norte do Brasil. Com

Prefeitura de Porto Velho moderniza gestão com adesão ao SEI

Prefeitura de Porto Velho moderniza gestão com adesão ao SEI

Realizada na manhã desta terça-feira (8), no Teatro Banzeiro, a solenidade de adesão ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por meio de Cooperaçã

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

Estudantes do Campus Zona Norte desenvolvem jogo inclusivo que ensina ODS a crianças autistas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, busca a formação de profissionais com sensi

Acadêmicos do Zona Norte desenvolvem aplicativo para rotas inteligentes em Porto Velho

Acadêmicos do Zona Norte desenvolvem aplicativo para rotas inteligentes em Porto Velho

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, apresentaram, no dia 6 de junho

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)