Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

TCE emite parecer pela aprovação com ressalvas das contas/2015 do Governo do Estado


TCE emite parecer pela aprovação com ressalvas das contas/2015 do Governo do Estado - Gente de Opinião

Em sessão especial realizada no último dia 5 o Plenário do Tribunal de Contas (TCE-RO), por unanimidade e em consonância com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e o relatório do corpo técnico da Corte, emitiu parecer favorável, com ressalvas e recomendações, sobre as contas do governador do Estado, relativas ao exercício de 2015 (Processo nº 1571/16), período que abrange a administração do ex-governador Confúcio Moura. A matéria segue agora para a Assembleia Legislativa, à qual, constitucionalmente, compete realizar o julgamento das contas do governador.

 

O voto do relator contém um exame minucioso da situação orçamentária, financeira, patrimonial, contábil e operacional do Poder Executivo Estadual. No documento, estão detalhadas irregularidades verificadas nas contas do Estado, relativas a 2015, como baixa execução orçamentária de programas estaduais e ausência de transparência na gestão da renúncia de receitas pelo Estado, além de outras relativas a aspectos fiscais, contábeis, de planejamento e/ou de publicidade.

 

ATUAL GESTÃO

 

Ainda dentro do processo de análise das contas do Estado, exercício 2015, o Pleno do TCE, visando contribuir para o aprimoramento da gestão da coisa pública, aprovou recomendações à atual gestão, destacando-se a avaliação, a partir das informações reais disponíveis ao gestor, sobre a necessidade de seguir com a suspensão do pagamento da dívida do Beron, sem comprometer futuras gestões.

 

Outro ponto relevante foi a recomendação para que o Estado implemente, mantenha e revise os controles internos de gestão de seus órgãos e entidades, tendo por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos que possam impactar a consecução dos objetivos estabelecidos pelo poder público.

 

De modo específico, foram feitas recomendações à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) com ênfase à questão previdenciária, especialmente o aspecto atuarial, assim como a adoção de medidas para o aprimoramento do sistema de planejamento fiscal do Estado.

 

Houve ainda recomendações à Controladoria-Geral do Estado (CGE) e à Secretaria de Finanças (Sefin) no que se refere a procedimentos como o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Balanço Geral do Estado.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Como escolher o melhor crédito para reorganizar finanças?

Manter as contas em dia nem sempre é fácil, e imprevistos podem atrapalhar qualquer orçamento. Nessas horas, muitas pessoas se perguntam como consegu

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Lembra do PIX do Lula? Olha ele aí de novo!

Nova regulamentação das fintechs: avanço ou mais controle sobre o empresário?No dia 29 de agosto de 2025, a Receita Federal publicou a Instrução Nor

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

Sebrae participa da Jornada Estratégica da Contabilidade em Vilhena

A Jornada Estratégica da Contabilidade foi realizada na última sexta e sábado (29 e 30), na Faculdade Faavo, em Vilhena. O encontro, apoiado pelo Se

Circuito Mix Empreendedor leva serviços e empreendedorismo à população de Porto Velho

Circuito Mix Empreendedor leva serviços e empreendedorismo à população de Porto Velho

Nos próximos dias 5, 6 e7 de setembro, no Espaço de eventos da Rede TV, das 16h às 23h, será realizado o Circuito Mix Empreendedor, que reunirá em u

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)