Porto Velho (RO) sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

TCE emite parecer pela aprovação com ressalvas das contas/2015 do Governo do Estado


TCE emite parecer pela aprovação com ressalvas das contas/2015 do Governo do Estado - Gente de Opinião

Em sessão especial realizada no último dia 5 o Plenário do Tribunal de Contas (TCE-RO), por unanimidade e em consonância com o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-RO) e o relatório do corpo técnico da Corte, emitiu parecer favorável, com ressalvas e recomendações, sobre as contas do governador do Estado, relativas ao exercício de 2015 (Processo nº 1571/16), período que abrange a administração do ex-governador Confúcio Moura. A matéria segue agora para a Assembleia Legislativa, à qual, constitucionalmente, compete realizar o julgamento das contas do governador.

 

O voto do relator contém um exame minucioso da situação orçamentária, financeira, patrimonial, contábil e operacional do Poder Executivo Estadual. No documento, estão detalhadas irregularidades verificadas nas contas do Estado, relativas a 2015, como baixa execução orçamentária de programas estaduais e ausência de transparência na gestão da renúncia de receitas pelo Estado, além de outras relativas a aspectos fiscais, contábeis, de planejamento e/ou de publicidade.

 

ATUAL GESTÃO

 

Ainda dentro do processo de análise das contas do Estado, exercício 2015, o Pleno do TCE, visando contribuir para o aprimoramento da gestão da coisa pública, aprovou recomendações à atual gestão, destacando-se a avaliação, a partir das informações reais disponíveis ao gestor, sobre a necessidade de seguir com a suspensão do pagamento da dívida do Beron, sem comprometer futuras gestões.

 

Outro ponto relevante foi a recomendação para que o Estado implemente, mantenha e revise os controles internos de gestão de seus órgãos e entidades, tendo por base a identificação, a avaliação e o gerenciamento de riscos que possam impactar a consecução dos objetivos estabelecidos pelo poder público.

 

De modo específico, foram feitas recomendações à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) com ênfase à questão previdenciária, especialmente o aspecto atuarial, assim como a adoção de medidas para o aprimoramento do sistema de planejamento fiscal do Estado.

 

Houve ainda recomendações à Controladoria-Geral do Estado (CGE) e à Secretaria de Finanças (Sefin) no que se refere a procedimentos como o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Balanço Geral do Estado.

Mais Sobre Economia

Fecomércio recebe Voto de Louvor pelos 36 anos de atuação em Rondônia

Fecomércio recebe Voto de Louvor pelos 36 anos de atuação em Rondônia

 A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio/RO, recebeu na tarde de quinta-feira (05) Voto de Louvor duran

Associação Comercial de Rondônia convida população a prestigiar os Domingões da CDL

Associação Comercial de Rondônia convida população a prestigiar os Domingões da CDL

Para o presidente da ACR, Vanderlei Oriani, os eventos ofereceram uma oportunidade para portovelhense fazer compras a preços mais baixos, com diversão

Governo de Rondônia antecipa segunda parcela do 13º salário para esta sexta-feira

Governo de Rondônia antecipa segunda parcela do 13º salário para esta sexta-feira

Com o compromisso de manter em dia a folha de pagamento dos servidores, o Governo do Estado vai antecipar a segunda parcela do 13º salário. A primeira

A força dos pequenos negócios e do Sebrae no turismo brasileiro

A força dos pequenos negócios e do Sebrae no turismo brasileiro

Reunida em Belo Horizonte (MG), nesta terça-feira (3), a Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (ABASE) apela para que a MP 907 seja retirada da p