Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Startup de Rondônia colhe frutos de apoio do Sebrae

Plataforma que facilita sistemas de robótica e automação é sucesso em evento de startups em São Paulo


 Startup de Rondônia colhe frutos de apoio do Sebrae  - Gente de Opinião

Eder Santini é um empreendedor rondoniense que tirou sua ideia de negócio do papel e buscou apoio para sua empresa escalar negócios. Identificou no Sebrae em Rondônia o parceiro ideal para apoiá-lo nessa jornada desafiadora. 

A startup ES Developer, de Santini, atua para suprir um “gap” que ele identificou para suprir a demanda na busca de conhecimento na área de programação, desenvolvendo essa ferramenta de prototipagem, voltada para auxiliar na construção de projetos com sistemas embarcados, robóticas, automação e em IOT (Internet das Coisas). A ES32Lab é formada por um conjunto de circuitos eletrônicos que facilita a utilização de microcontroladores ESP32, e foi desenvolvida para ter capacidade de proporcionar comunicação sem fio (wi-fi ou bluetooth). 

Eder Santini tem participado de vários eventos de inovação pelo Sebrae, como esteve recentemente no Bossa Summit, o maior evento do país que reúne investidores a startups. Ainda este ano, ele está presente com expositor na Campus Party São Paulo. Atualmente sua startup é atendida pelo Programa do Sebrae Startup Impact. 

“O Sebrae foi um divisor de águas. Tudo começou na minha cidade, Cacoal, quando eu me formalizei como MEI. Fiz o Empretec e achei muito intensa a experiência, que me ajuda até hoje. Posteriormente participei do programa Centelha e alcancei o primeiro lugar, e recentemente estive no Bossa Summit e fiz grande networking. Com esse preparo que o Sebrae nos proporciona, apliquei as técnicas aprendidas e fiz muitas conexões. De coração, muito obrigado equipe Sebrae”, vibrou Santini. 

No Bossa Summit, a ES Developer foi apresentada a diversos empreendedores e investidores e, em breve, os frutos de tantas conexões devem aparecer e a startup deve escalar sua produção. 

Para o Sebrae, esse tipo de conexão pode e deve ser estimulado cada vez mais: “Fazemos um trabalho que potencializa e catalisa as oportunidades para os modelos de negócios que temos em Rondônia. Fazer pontes e conectar demandas têm sido a tônica do Sebrae e de parceiros que fazem as comunidades de inovação existentes no estado terem tantos resultados”, disse Rangel Miranda, analista do Sebrae que está à frente das iniciativas de inovação na instituição. 

Gente de OpiniãoSábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

Receita Federal já notificou para exclusão mais de 1.8 milhão de optantes do Simples Nacional em 2025

A Receita Federal informou que foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) os Termos de Exclusão do regime

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho lidera abertura de novas empresas em Rondônia e consolida ambiente empreendedor

Porto Velho fechou o primeiro semestre de 2025 com números expressivos na economia e alcança um marco significativo no desenvolvimento econômico no es

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Expositoras destacam benefícios da Feira da Mulher do Norte

Paraense de nascimento e rondoniense de coração, a empreendedora no ramo de cosméticos e confecções, Regina Veiga, é uma das participantes da Feira Mu

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

Presidente do Sebrae Nacional conhece Indicações Geográficas e projetos estratégicos em Rondônia

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, esteve em Porto Velho nesta quinta-feira (04) cumprindo agenda do projeto Sebrae Pelo Brasil, iniciativ

Gente de Opinião Sábado, 13 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)