Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sistema OCB/RO lança projeto RondoCoop Agro para cooperativas agropecuárias de Rondônia

Sebrae em Rondônia é parceiro da iniciativa


Sistema OCB/RO lança projeto RondoCoop Agro para cooperativas agropecuárias de Rondônia - Gente de Opinião

O Sistema OCB/RO, em parceria com o Sebrae, realiza nesta quinta-feira (19) o lançamento do projeto RondoCoop Agro, que visa desenvolver as cooperativas do ramo agropecuário do estado de Rondônia por meio de ações institucionais estruturantes e sistêmicas, proporcionando assim alianças estratégicas para fortalecer o negócio cooperativo e gerar renda e oportunidade aos produtores e cooperados. O lançamento do projeto acontecerá às 9h na sede do Sistema OCB/RO, localizado da rua Paulo Macalão, 4675, Flodoaldo Pontes Pinto, com a presença de instituições parceiras.

O Sebrae em Rondônia é parceiro da iniciativa, pois tem uma grande atuação no agro em Rondônia. “Além de nossa atuação nas cadeias produtivas prioritárias, temos o cooperativismo como tema focal para atuar em 2022, quando realizaremos alguns eventos para promover a cultura do cooperativismo junto com nosso grande parceiro Sescoop/OCB de Rondônia”, diz Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae.

Rondocoop Agro

A princípio, o projeto propõe ações de diagnóstico situacional para as cooperativas, listando suas dificuldades e pontos de melhoria. O segundo passo é criar planos de ação para sanar as deficiências sinalizadas juntamente com o acompanhamento de ações prioritárias em forma de soluções de gestão assistida.

“Entendemos que precisamos desse contato direto com as cooperativas do ramo agro para podermos construir juntos ações práticas de acordo com a necessidade de cada uma. Nesses casos, ser assertivo é essencial, pois assim conseguiremos resultados mais eficientes e eficazes para somar esforços às lideranças cooperativistas e enfrentar juntos os desafios”, destaca o presidente do Sistema OCB Rondônia, Salatiel Rodrigues.

O projeto conta com a parceria da Superintendência Federal de Agricultura (SFA - Mapa/RO), Sebrae em Rondônia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RO), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), dentre outras instituições.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feliz 2026! Mas prepare-se, pois, senão irá quebrar

Feliz 2026! Mas prepare-se, pois, senão irá quebrar

Chegamos ao último dia de 2025, um ano marcado por grandes dificuldades para os microempreendedores brasileiros. Para muitos, a principal preocupaçã

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências

Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências

Com o objetivo de reduzir os déficits registrados desde 2022, os Correios divulgaram nesta segunda-feira (29) um plano de reestruturação da companhi

Em 2026 você vai ser feliz!

Em 2026 você vai ser feliz!

Você será feliz. Essa não é apenas uma frase de esperança — é uma afirmação de quem conhece a realidade de empreender no Brasil e, apesar de todos o

FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho

FACER e SEDEC lançam oficialmente a Semana Automotiva em Porto Velho

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a FACER - Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia, em parceria co

Gente de Opinião Sexta-feira, 2 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)