Quarta-feira, 4 de junho de 2025 - 15h05

O Sicredi concluiu o ciclo de assembleias 2025, marcado por uma
expressiva mobilização dos associados. Entre janeiro e abril foram realizados
1,3 mil encontros por suas 103 cooperativas em todo o país. Ao todo, as
assembleias reuniram 1,4 milhão de pessoas, representando um crescimento de 40%
em comparação ao ano anterior, um recorde de participação.
No modelo de cooperativismo de crédito, as assembleias representam um momento importante em que os associados participam das decisões da cooperativa por meio do voto. Durante os encontros, realizados de forma presencial e digital, os participantes se atualizam sobre os principais acontecimentos e resultados financeiros relacionados ao ano anterior e têm a oportunidade de definir sobre a distribuição desses resultados, votar propostas de investimento social e deliberar sobre outras pautas importantes, como escolha de lideranças.

"O engajamento registra que alcançamos neste ciclo de assembleias demonstra a força do nosso modelo cooperativo e o quanto nossos associados estão cada vez mais conscientes do seu papel como protagonistas e donos do negócio. A participação ativa, seja presencialmente ou pelos canais digitais, reforça o compromisso coletivo com a construção de uma gestão ainda mais transparente, democrática e alinhada com as necessidades das comunidades onde atuamos", afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi.
Ao todo, foram processados mais de 3,8 milhões de votos, garantindo transparência, representatividade e voz ativa dos associados nas decisões. A participação registrada em 2025 representa 16,5% do total de 9 milhões de associados.
Para o presidente da Central Sicredi Centro Norte, que abrange os estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e algumas cidades de Goiás, João Spenthof, a assembleia é a ocasião em que o associado exerce seu poder genuíno de dono da cooperativa, ajudando a definir os rumores do negócio. Participe das decisões e coordenação dos resultados alcançados. “É crescente o número de associados e o interesse deles em conhecer o cooperativismo de crédito e o Sicredi, uma instituição financeira comprometida com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde atua”, finaliza o presidente.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF
Autônomos no CPF devem sentir pressão por nota fiscal já a partir de janeiro de 2026. O trabalho “no CPF” deve enfrentar uma mudança prática importa

Refis 2026 começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros
Com o objetivo de oferecer aos moradores uma oportunidade de regularizar dívidas com o município, a Prefeitura de Porto Velho anunciou que, a partir d

FACER participa da 3ª Reunião do Comitê de Comércio Exterior do Estado de Rondônia
Na manhã desta quarta-feira (10), o vice-presidente da FACER, Sr. Cícero Noronha e o Diretor de Finanças, Sr. Ednilso de Oliveira representaram a FA

Receita Federal informa o que entra ou não na soma do CPF e CNPJ do MEI
Tem sido veiculado em diferentes meios de comunicação, incluindo televisão, rádio e redes sociais, a informação de que toda a receita recebida por u
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)