Terça-feira, 4 de junho de 2019 - 07h05
Com a intenção de estimular a produtivade nas propriedades rurais do estado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu palestras sobre cafeicultura, piscicultura, gestão de produção rural e produção de leite, durante a 8ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
A palestra “Mudando a Vida Produzindo Leite” foi ministrada pelo facilitador e parceiro do Sebrae, Nivaldo Michetti, que tratou sobre a atividade leiteira em Rondônia, destacando os recursos gerados pelos pequenos produtores. “Dentro do cenário nacional [de produção leiteira], Rondônia é muito expressiva e é uma atividade desenvolvida, principalmente, pelo pequeno produtor e, por tanto, ela tem uma distribuição muito grande dos recursos.”, destacou Nivaldo.
A produção de café também foi destacada pelo Sebrae, durante a 8ª Rondônia Rural Show, com palestras sobre os custos de produção na lavoura cafeeira e sobre a produção de cafés especiais. “Nós estamos trabalhando focados no manejo do café, trabalhando o mercado e a nutrição. Estamos alinhando isso a consultorias especializadas.”, declarou Sebastião Oliveira, analista do Sebrae em Rondônia.
Há cerca de 3 anos, o Sebrae lançou um projeto para incentivar a piscicultura rondoniense, visitando propriedades de outros estados e trazendo as novidades tecnológicas para os produtores de Rondônia. “O Sebrae entrou com o projeto orientando e colocando o consultor lá na propriedade, fazendo eventos para a divulgação do peixe e também buscando novos compradores, ou seja, fomentando essa indústria. Então, hoje nós temos uma cadeia de piscicultura muito mais forte, porque o Sebrae e seus parceiros entraram nesse projeto.”, assegurou Denis Farias, analista do Sebrae em Rondônia.
Mais de 500 expositores participaram da 8ª Rondônia Rural Show e as agroindústrias do estado mostraram seus produtos para mais de 100 mil visitantes, que passaram pela feira durante os quatro dias de evento. O Sebrae trabalha com as agroindústrias, fornecendo orientações de gestão para ajudar os empreendedores. “Nós temos um programa chamado Sebraetec, esse programa investe 70% em novas tecnologias. Então, você, produtor, que quer trabalhar rotulagem, código de barras e registro da sua marca, procure o Sebrae para bater um papo e saber no que o Sebrae pode te ajudar.”, convocou Liah Sabino, analista do Sebrae em Rondônia.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Hélio Dias, destacou a importância da parceria entre o Sebrae e os produtores rurais do estado, fomentando o agronegócio rondoniense. “O Sebrae é uma entidade estratégica para o desenvolvimento do estado de Rondônia, para o empreendedor que tem um pequeno , um micro e um médio negócio. O Sebrae tem trabalhado muito forte no setor do agronegócio, tanto na área de capacitação, como na área de levantamento e assessoria técnica.”, lembrou Hélio.
Conselheiros do Sebrae em Rondônia na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal
Em agenda durante esta semana (29), em Brasília-DF, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae em Rondônia, Darci Cerutti (FCDL)
Simpi soluciona custo de Energia para Pequenas Empresas, sem investimento inicial
Sim, você leu certo, acredite!Em um cenário de constantes aumentos nas tarifas de energia elétrica, os pequenos empresários enfrentam um desafio cada
Sebrae assina Pacto Brasil pela Integridade Empresarial com CGU
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae) promove uma cerimônia nesta quarta (30), às 9h, em sua sede em Porto Velho para
A capital de Rondônia encerrou com sucesso a edição 2025 do World Creativity Day – WCD (Dia Mundial da Criatividade e Inovação), que movimentou a ci