Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae RO fortalece a Governança Empreendedora durante o evento Transformar Juntos


Sebrae RO fortalece a Governança Empreendedora durante o evento Transformar Juntos - Gente de Opinião

Nos dias 09, 10 e 11 de julho aconteceu em Brasília (DF) a terceira edição do evento Transformar Juntos. O evento, idealizado pelo Sebrae, reuniu atores estratégicos, responsáveis pela transformação e melhoria do ambiente de negócios das micro e pequenas empresas e dos pequenos empreendimentos rurais. Durante toda a programação, foram abordados temas como a desburocratização, simplificação e desoneração de impostos, processos e normativas, ações que contribuam para uma governança integrada e colaborativa.

"Essas ações impactam na facilitação e protagonismo dos pequenos empreendimentos presentes nas diversas áreas da economia, como o turismo, agronegócio, energias renováveis, economia criativa e educação empreendedora.  Parcerias com o Governo Federal, com o Governo Estadual e o Municipal podem e devem ser estimuladas para promover a transformação do empreendedorismo em nosso país. Em resposta ao convite de Transformar Juntos, o Sebrae Rondônia tem trabalhado para a desjudicialização de conflitos, qualificação dos serviços públicos e muitas outras ações para agilizar e melhorar o dia a dia do empreendedor”, enalteceu o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany de Mattos, que participou presencialmente do evento.

Durante três dias, no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília, casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes em prol do desenvolvimento social e econômico do país, fizeram parte da programação do evento, planejado ainda para a promoção de debates.

 “O encontro foi planejado para alcançar ações desenvolvidas por gestores públicos e privados. Assim, as caravanas do Sebrae Rondônia contaram com a participação de agentes de desenvolvimento, lideranças locais, prefeitos, secretários municipais e estaduais, agências de vigilância sanitária e meio ambiente, procuradores, representantes do Tribunal de Contas, da Junta Comercial, bombeiros e muitos outros atores que tornam o empreendedorismo prioridade em nosso estado de Rondônia”, enfatizou Emerson Pinduka, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae/RO. A Unidade também esteve representada pelos técnicos Pedro Afonso, Lucas Solar e Fabiana Riva, que contribuíram sobremaneira para que essa edição fosse a melhor experiência possível para os rondonienses, atores que contribuem com o desenvolvimento e a implantação de novas propostas que beneficiem a sociedade empresarial e civil do Estado.

"O evento Transformar Juntos nos mostrou que identificar e promover a contribuição de cada organização permite a construção de uma verdadeira Governança Empreendedora”, finalizou o Superintendente do Sebrae em Rondônia, Clébio Billiany.

Gente de OpiniãoDomingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia abre mais de 1,1 mil novos postos formais de trabalho em setembro

Rondônia registrou a abertura de 1.171 empregos com carteira assinada em setembro e chegou ao saldo de 11.788 novos postos formais no acumulado do

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

Sebrae traz Giovanna Antonelli e Primo Pobre ao Mutirão Acredita + Caravana Delas 2025

No próximo dia 7 de novembro, das 13h às 20h, a Faculdade Católica de Rondônia ­­­— Localizada na Av. Governador Jorge Teixeira, 4100 - Bairro Costa

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Elevação do teto do MEI e Simples avança e está a dois passos da aprovação, mas só passa no empurrão

Está em curso no Congresso Nacional uma proposta que pode redefinir o marco da formalização no Brasil: a atualização dos limites de faturamento para

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte reúne agentes estratégicos

Nos dias 5 e 6 de novembro de 2025, o Sebrae em Rondônia realizará o II Fórum Permanente Rondoniense das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (

Gente de Opinião Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)