Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae realiza Workshop de Planejamento Estratégico do Café e Cacau

Evento reuniu representantes de instituições parceiras e associações de cacauicultores e cafeicultores de Rondônia


Sebrae realiza Workshop de Planejamento Estratégico do Café e Cacau - Gente de Opinião

Na última quarta-feira (26), em Porto Velho, o Sebrae em Rondônia reuniu várias instituições parceiras, além de representantes dos setores do café e do cacau de todo o estado, para o workshop de validação e próximos passos do Planejamento Estratégico do Café e Cacau de Rondônia. As das cadeias produtivas recebem atendimento do Sebrae e parceiros e produtores das duas culturas têm se destaca tanto em produtividade, qualidade e resultados em negócios.

"O Sebrae, juntamente com parceiros técnicos, estamos construindo ações de planejamento dos projetos de café e cacau. É um evento importante que tem por objetivo construir ações conjuntas em prol desses segmentos, que são fundamentais para o crescimento do agronegócio do estado de Rondônia", afirmou Carlos Eduardo Sakagami, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para Marcileide Zirondi, analista do Sebrae e gestora do projeto do cacau em Rondônia, "Esse evento é a validação de todo um trabalho, tanto dos cacauicultores quanto dos cafeicultores do estado. Hoje é um dia muito especial; estamos validando nosso planejamento estratégico do cacau. É uma construção a várias mãos, de várias instituições do agronegócio. Unidos, sempre chegamos a um objetivo maior”, relatou Marcileide.

“Estamos aqui representando todos os produtores e chocolateiros do estado, em uma reunião muito importante, uma iniciativa do Sebrae e diversas entidades parceiras. Esse planejamento é importantíssimo para a cacauicultura de Rondônia, pois é possível dar todo o embasamento que a cadeia precisa para desenvolver um plano de governo, pois esse planejamento estratégico tem como objetivo se tornar um plano de governo, gerando mais recursos e valor para a agricultura familiar de Rondônia, tanto no cacau quanto no café”, disse Estevam Fernandes, presidente da Associação Cacauron.

Sebrae realiza Workshop de Planejamento Estratégico do Café e Cacau - Gente de Opinião

Poliana Perutti, vice-presidente da Associação dos Cafeicultores Matas de Rondônia, confirmou que essa reunião de planejamento é, sem dúvida, a melhor maneira de beneficiar toda a cadeia produtiva. “Nós estamos aqui no planejamento estratégico da cafeicultura para os próximos anos; esse evento reúne todas as instituições do estado para traçar a linha das ações que serão executadas para a evolução da cafeicultura em Rondônia, isso vai melhorar desde os produtores até chegar à xícara de café”, pontuou Poliana.

Vale dizer que tanto o cacau como o café, com o suporte de entidades parcerias, como o Sebrae, Seagri, Emater, Embrapa, Faperon e as entidades representativas das duas produções, alcançaram a Indicação Geográfica de seus produtos, agregando valor à cadeia produtiva, sendo uma chancela de qualidade e procedência para atuarem com os grandes players do mercado.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Contrata+Brasil abre mercado para 13 mil MEIs em escolas públicas de Rondônia

Mais de 900 escolas públicas de educação básica de Rondônia que recebem recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) agora podem contrata

 Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

Reforma Tributária deve alterar dinâmica econômica de Rondônia, e especialistas destacam necessidade de preparação técnica até 2026

A Reforma Tributária, atualmente em fase de regulamentação, deve provocar mudanças significativas na dinâmica econômica de Rondônia, especialmente e

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Teto do Simples com defasagem de 82,2%. Ninguém aguenta mais!

Entidades que representam MEIs, Micro e Pequenas Empresas têm pressionado o Congresso Nacional por mudanças nas regras de faturamento e tributação d

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Redução da jornada de trabalho teria custo similar ao de reajustes históricos do salário mínimo, aponta Ipea

Os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos d

Gente de Opinião Domingo, 15 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)