Porto Velho (RO) terça-feira, 22 de outubro de 2019
×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae realiza atividade que levou 54 participantes para Minas Gerais


Sebrae realiza atividade que levou 54 participantes para Minas Gerais - Gente de Opinião


Missão proporcionou aprendizados e contato com boas práticas

O desenvolvimento socioeconômico tem orientado as ações do Sebrae em Rondônia. Seu objetivo é a concretização de planos de ação para garantir a sustentação de um planejamento bem definido que traga progresso aos municípios. As ações de políticas públicas têm acontecido em vários municípios, mas com uma intensidade destacada na região de Pimenta Bueno/Cacoal e no Vale do Jamari, onde ela adquire uma mobilização mais intensa como resultado da liderança para o desenvolvimento regional. Trata-se de um programa – denominado LIDER – destinado a qualificar e integrar lideranças regionais para elaboração de uma agenda regional de desenvolvimento.

Com as equipes dessas duas regiões de nosso estado, o Sebrae em Rondônia organizou uma missão com 54 protagonistas dos setores público, privado e também do terceiro setor para cumprir uma agenda de capacitação em Minas Gerais. Empresários, gestores públicos e representatividades de Pimenta Bueno, Cacoal e do Vale do Jamari visitaram Belo Horizonte, Capitólio e São Roque de Minas.

A visita técnica foi pensada para contemplar as necessidades dos grupos, os quais desenvolvem planejamentos estratégicos baseados em alguns pilares identificados ao longo dos oito encontros. A região Centro-Leste já prepara os fóruns envolvendo a comunidade para apresentar seus estudos. Vale do Jamari está definindo os eixos de desenvolvimento e detalhando as potencialidades, pois acabou de realizar seu quinto encontro; porém, ambos os grupos já definiram suas bases: os planos contemplarão a Educação Empreendedora, o fortalecimento da Governança local, o Turismo e o Agronegócio.

Em Belo Horizonte, conheceram a fantástica experiência promovida pelo Sebrae com o Núcleo de Educação Juvenil (NEJ), uma iniciativa que estimula jovens do ensino fundamental a se tornarem empreendedores. Depois foram para o município de Capitólio, a 285 km da capital, onde conheceram a experiência do desenvolvimento de ações de turismo, com atrações que vão desde o balonismo a esportes náuticos. Em outra capacitação, foram até o município de São Roque de Minas – a 100 km de Capitólio e 340 km de Belo Horizonte – onde conheceram iniciativas de cooperativismo que trouxeram sustentabilidade nas atividades empreendedoras da região.

Para os participantes, as experiências foram inéditas e trouxeram motivação para o desenvolvimento em suas regiões. Segundo as lideranças, o programa LIDER é mais que uma forma de aprender, é uma prática de encorajamento que provoca ações de avanço para seus territórios de abrangência.

Para mais informações, acesse nosso portal sebrae.ro  e a nossa Central de Atendimento 0800 570 0800, ou pelo WhatsApp 98130-5656.

Mais Sobre Economia

Sebrae capacita empresas para licitações nos municípios e agora em Cacoal

Sebrae capacita empresas para licitações nos municípios e agora em Cacoal

No período de 14 a 18 de outubro, cinco municípios receberam consultoria em compras públicas: Vilhena, Cabixi, Cerejeiras, Pimenta e São Felipe do O

Rondônia - Em comemoração ao Dia do Servidor Público, Governo antecipa pagamento para sábado (26)

Rondônia - Em comemoração ao Dia do Servidor Público, Governo antecipa pagamento para sábado (26)

Como parte das comemorações pelo dia do Servidor Público, o Governo de Rondônia vai antecipar o pagamento dos salários dos servidores estaduais pa

 Sebrae ajuda empresários na intermediação com os bancos

Sebrae ajuda empresários na intermediação com os bancos

No dia 30 de outubro, das 9 às 17h, o Sebrae e a Sala do Empreendedor realizarão a Rodada de Crédito no auditório da praça do Centro de Artes e Esport

Pequenos negócios que operam o turismo local serão beneficiados

Pequenos negócios que operam o turismo local serão beneficiados

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, no Teatro Guaporé, o Ministério do Turismo, a Embratur, o Governo do Estado , Fecomércio e o Sebrae em Rondô